Claraíba tem novo grupo do Programa de Combate ao Tabagismo

No dia 04 de agosto, seis neotrentinos, do distrito de Claraíba, foram até a Unidade Básica de Saúde do bairro, a fim de dar mas um passo rumo ao seu objetivo: parar de fumar. Assim como ocorreu com os participantes do grupo do Trinta Réis, os quais se aproximam do 5º encontro, ocorre com os participantes do Claraíba: vários passos já foram dados, pois desde o momento em que o sujeito começa a desejar algo diferente do que está posto, inquietando-se com a situação atual, de certa forma está se movendo, está saindo do modo automático e iniciando o processo de reflexão sobre a própria vida e as escolhas que fazem sua vida ser como é.

Os participantes do Claraíba já passaram por entrevista individual e três encontros em grupo. Nesta segunda-feira (18), ocorreu a 3ª sessão grupal, na qual metade dos participantes levou ao grupo uma boa notícia: encontram-se alguns dias sem o cigarro! Os outros três participantes também levaram ao grupo boas notícias: assim como os demais, já têm repensado suas escolhas e, em virtude disso e apesar das dificuldades, já fizeram significativas reduções no uso do tabaco, continuando motivados a seguir adiante a fim de conquistar uma nova etapa em suas vidas, sem o cigarro e com novas hábitos, contemplando a sua saúde e o seu bem estar.

 

 

Para os neotrentinos que desejam participar dos próximos grupos:

Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, ou a sua Agente Comunitária de Saúde, e expresse seu desejo de participar. Você deixará seus dados e, assim que possível, será chamado para a próxima etapa.


Funcionamento do Programa de Combate ao Tabagismo:

 

A partir dos dados coletados, são selecionados os participantes, e é agendada uma entrevista individual com cada um destes. Em seguida, são realizados quatro encontros, um a cada semana. Na etapa seguinte, ocorrem mais dois encontros, um a cada quinzena. E por fim, o último encontro ocorre um mês após o anterior.

Além da psicóloga, a qual acompanhará longitudinalmente o grupo, cada encontro conta com profissionais de diferentes áreas, a fim de ampliar as discussões.

Para os participantes que apresentarem necessidade, é acrescentado ao seu tratamento o suporte medicamentoso. A maioria dos participantes utiliza os adesivos de nicotina na fase inicial.


Realização: NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em parceria com a ESF – Estratégia Saúde da Família – Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento.

Texto e foto: Ariany Maçaneiro da Silveira – Psicóloga do NASF.

 

 Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento