Programa de Combate ao Tabagismo inicia novas atividades no Trinta Réis

Na quinta-feira, 24 de julho, dez membros da comunidade do Trinta Réis se fizeram presentes na Unidade Básica de Saúde de seu bairro, a fim de dar mas um passo rumo ao seu objetivo: parar de fumar. Vários passos já foram dados: desde o momento em que o sujeito começa a desejar algo diferente do que está posto, inquietando-se com a situação atual, de certa forma está se movendo. Obviamente, é necessária a ação deliberada da pessoa que deseja, para que o desejo se concretize. Assim, essas pessoas deixaram seus dados com um dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, e assim, um grupo foi formado.

Após a entrevista individual, a qual foi realizada com cada participante, o grupo se encontrou pela primeira vez na data mencionada. Em comum, todos têm o desejo e as etapas já cumpridas até o momento. A intensidade do desejo, a história, o comprometimento com o programa, são questões singulares a cada participante. Por isso, não há como precisar quantos serão os participantes que deixarão de fumar. Porém, é possível dizer que após o encontro, cada participante, no mínimo, voltará para sua casa diferente.

Os participantes que se envolverem com as discussões, não só voltarão para casa diferentes como após qualquer experiência da vida, mas diferentes no sentido de quem retorna ao seu lar percebendo o que antes não era percebido, refletindo sobre suas escolhas e sobre o automatismo cotidiano. A partir disso, é possível escolher: deixar de fumar, e assumir as consequências envolvidas com a escolha; ou continuar fumando e, igualmente, assumir as consequências envolvidas com a escolha.

A cada encontro fica cada vez mais evidente que as sensações que aparecem na falta do cigarro, salvo às decorrentes da abstinência, não são relacionadas à “falta do cigarro”, mas à “falta”, própria de cada ser humano, mas mais acentuada em alguns. Assim, a ansiedade, a tristeza, o “nervosismo” são tamponados momentaneamente pelo cigarro, mas já existiam antes dele. Escolher parar de fumar é, também, escolher olhar para “os seus buracos” e fazer alguma coisa com eles. Quem sabe, cuidar um pouco do que se sente, ao invés de viver fugindo de si mesmo.

Para os neotrentinos que desejam participar dos próximos grupos:

Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, ou a sua Agente Comunitária de Saúde, e expresse seu desejo de participar. Você deixará seus dados e, assim que possível, será chamado para a próxima etapa.

Funcionamento do Programa de Combate ao Tabagismo:

A partir dos dados coletados, são selecionados os participantes, e é agendada uma entrevista individual com cada um destes. Em seguida, são realizados quatro encontros, um a cada semana. Na etapa seguinte, ocorrem mais dois encontros, um a cada quinzena. E por fim, o último encontro ocorre um mês após o anterior.

Além da psicóloga, a qual acompanhará longitudinalmente o grupo, cada encontro conta com profissionais de diferentes áreas, a fim de ampliar as discussões.

Para os participantes que apresentarem necessidade, é acrescentado ao seu tratamento o suporte medicamentoso. A maioria dos participantes utiliza os adesivos de nicotina na fase inicial.

Próximo Grupo:

Já estão sendo realizadas as entrevistas individuais junto aos membros da comunidade de Claraíba e, na próxima segunda (04), este novo grupo terá, também, seu primeiro encontro.

Realização: NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em parceria com a ESF – Estratégia Saúde da Família – Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento.

Texto: Ariany Maçaneiro da Silveira – Psicóloga do NASF.

Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento