Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes

A formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul de SC, trará instabilidade severa nos próximos dias em SC, principalmente entre a quinta (26) e o sábado (27/06), com previsão de volumes significativos de chuva especialmente nas regiões de divisa com RS (Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis). Os acumulados de chuva mais uma vez irão superar facilmente o esperado para o mês inteiro, podendo ocorrer pontuais de 300mm ou mais, sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva mais forte se estende até o sábado, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. Esses indicativos são revisados continuamente e recomenda-se acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos nos próximos dias!

Fonte: Epagri/Ciram

PREVISÃO DO TEMPO:

Quarta-feira (25/06): Tempo instável com predomínio de nebulosidade e condições de chuva em boa parte do Estado. Especialmente entre a Grande Florianópolis e o norte de SC há chance de aberturas de sol e temperatura mais elevada durante o dia.

Observação: descargas elétricas, especialmente Oeste ao Litoral Sul.

Sistema Meteorológico: influencia do jato subtropical e de um cavado em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre quinta (26) e sexta-feira (27/06), céu encoberto com chuva forte e contínua em SC, devido a formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul de SC.

ATENÇÃO: Os acumulados de chuva mais uma vez irão superar facilmente o esperado para o mês inteiro, podendo ocorrer pontuais de 300mm ou mais, sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva mais forte se estende até o sábado (28), com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. No Oeste e Meio-Oeste os volumes também serão significativos principalmente nas áreas próximas ao RS, com acumulados entre 150mm e 240mm. No Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 90mm e 150mm com melhora do tempo no decorrer do sábado (28).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens.
O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar.
O branco e cinza estão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco.
O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamento intenso.
O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa.No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem e grande a chance de ocorrência de granizo e temporal.

 

Informações: Secretaria de Estado da Defesa Civil

Foto: Epagri/Ciram