Câmara de Vereadores vai analisar projeto que extingue a distribuição gratuita de sacolas plásticas

Diversas iniciativas em prol do meio ambiente compõem o Projeto “Plantando um Futuro Limpo”, coordenado pela Epagri em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento. Uma das iniciativas propostas é quanto a extinção do uso de sacolas plásticas gratuitas pelo comércio local. A administração municipal e a Epagri já lançaram oficialmente a sacola retornável, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Um Projeto de Lei que extingue a distribuição gratuita da sacola plástica já está sendo analisado pela Câmara de Vereadores neotrentina e entrará em votação nos próximos dias. A intenção do prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi é que esta lei entre em vigor até janeiro de 2010.

Segundo a extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani, o projeto “Plantando um Futuro Limpo” vem contribuir para a melhoria do ar, da água e do solo. O reaproveitamento do óleo de cozinha, a coleta de pilhas e baterias e a conscientização quanto a construção de composteiras também faz parte do projeto. A coleta seletiva do lixo no interior do município iniciou no mês passado e entra em segunda fase ainda esta semana. “A administração municipal também já prevê a condução e tratamento correto dos efluentes domésticos (esgoto) em todo o município. Isso contribuirá para a qualidade de vida da nossa população”, explica Cinelândia.

Apoio do comércio local

Representantes do comércio, entidades e o poder público reuniram-se há alguns meses para definir algumas ações diante do projeto “Plantando um Futuro Limpo”. Todos manifestaram-se favoráveis ao Projeto de Lei que extingue as sacolas plásticas distribuídas gratuitamente. A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento, Roberta Piffer disse que já aderiu à sacola retornável e que o comércio apoia a iniciativa. A mesma opinião foi manifestada pelo representante do Supermercado Bittencourt, Vilmar Bittencourt. “Estamos no caminho certo e acredito que a Câmara de Vereadores irá aprovar esse projeto”, afirma o mercadista.

O representante da loja Santo André Materiais de Construção, Marcelo Gessele, destacou que o núcleo de lojas de materiais de construção de Nova Trento já aderiu ao projeto da sacola retornável. “Todas as quatro lojas de materiais de construção se reuniram e estão divulgando as sacolas retornáveis. Já confeccionamos sacolas com a logomarca do projeto e faixas foram colocadas em cada comércio, informando sobre o projeto”, enfatiza Gessele.

A sacola retornável também tem apoio do Supermercado Voltolini, Supermercados Archer, Agropecuária Ruberti e Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), cujos representantes manifestaram-se com palavras de incentivo ao projeto. “Mesmo que meu público alvo seja de 80% de turistas, tenho o maior prazer em divulgar para eles a medida ecológica adotada em nosso município”, disse o empresário Moisés Tambosi.

Sacolas oxibiodegradáveis

Os representantes do comércio e dos supermercados locais apoiam o projeto para extinguir o uso de sacolas plásticas. Mas, para os clientes e turistas que eventualmente esqueçam de levar a sacola retornável ao supermercado ou comércio, há a proposta de venda de sacolas oxibiodegradáveis, que se decompõem mais cedo na natureza que as de plástico comum. Para tanto, os representantes debateram um valor único a ser cobrado pela venda dessas sacolas.

Uma nova reunião entre o comércio e o poder público está agendada para esta quarta-feira, 30 de setembro, na sede da Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos, La Casa dei Nonni.

Dados importantes

As sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.

Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.

Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de quilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano.

Os sacos plásticos representam mais de 10% dos dejetos que chegam às costas dos Estados Unidos.

Os saquinhos plásticos se fotodegradam: com o passar do tempo se decompõem em petro-polímeros menos e mais tóxicos, que finalmente contaminarão os solos e as vias fluviais.

Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. Morrem depois de ingerir os sacos plásticos, que confundem com comida.

Com uma bolsa de tecido, podem ser economizada 6 saquinhos plásticos por semana, que equivale: 24 sacos por mês; 288 sacos por ano; 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 de sacos plásticos durante toda a vida.

Dados: Epagri Nova Trento