Projeto ‘Saúde na Praça’ destaca o ‘Combate ao Tabagismo’

No sábado, 24 de maio, ocorreu mais uma edição do projeto "Saúde na Praça", ação realiza-se mensalmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e Saúde, que aborda temas diferenciados, com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Em maio, o tema em destaque foi o 'Combate ao Tabagismo', com a intenção de promover a reflexão dos cidadãos a respeito da possibilidade de fazer uma escolha que considere a saúde. A escolha do tema ocorreu devido à sua importância e, em alusão ao dia 31 de maio, quando celebra-se o “Dia Mundial sem Tabaco”.

Uma equipe formada por agentes comunitárias de saúde, técnica de enfermagem, enfermeiras, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga passaram a manhã de sábado orientando a população, com distribuição de panfletos em pedágio e com orientações no momento da entrega do panfleto. Aos interessados houve também, a possibilidade se inscreverem para os próximos Grupos do Programa de Combate ao Tabagismo, os quais também foram divulgados durante as conversas junto aos cidadãos neotrentinos. A Polícia Militar do município acompanhou o evento.

A secretaria de Saúde disponibilizou verificação de pressão arterial e glicemia. Estiveram com a equipe neste dia, aproximadamente, 600 pessoas, entre pedestres e motoristas.“Produzir saúde não é difícil. Mas precisamos resgatar nossa criatividade, para ir além do óbvio e, utilizando os dispositivos comunitários disponíveis, mostrar à comunidade, por meio de ações – muitas vezes simples -, que a saúde é produzida no cotidiano das pessoas” explica a psicóloga Ariany Maçaneiro da Silveira.

Informações e fotos: NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento