Rodas de Conversa são realizadas no interior do município

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio das Secretarias de Saúde e Educação dão continuidade às rodas de conversa, com o tema 'A Vida é Tão Rara', que tem como objetivo apresentar à população assuntos relacionados a vida, ao cotidiano, as escolhas, a medicalização e também ao suicídio.

Após o primeiro encontro, que ocorreu no dia 15 de março, na Praça Del Comune, as Secretarias resolveram levar o projeto para as comunidades do interior do município, considerando as dificuldades de deslocamento da população. Na terça-feira, 08 de abril, as ações tiveram início dentro da programação dos Grupos de Hipertensos e Diabéticos – Hiperdia – .

O intuito da Secretaria de Saúde é transformar o encontro do Hiperdia, em um espaço de promoção de saúde para que os encontros se tornem mais prazerosos, instigando os neotrentinos a participar. Na terça-feira, 08 de março, a psicóloga do NASF – Ariany Maçaneiro da Silveira esteve no período da manhã na comunidade de Trombudo e no período vespertino, encontrou-se com os moradores da comunidade de Alto Lageado.

Participaram da conversa o médico comunitário Yanier Peña Morales, o enfermeiro Dinamar Froner e a fisioterapeuta do NASF – Cristiane Pereira Trindade. Além das consultas individuais, entrega de remédios, os participantes também foram convidados a realizar atividades físicas. “As pessoas das comunidades do Trombudo e do Alto Lageado descobriram ao longo das reflexões, que para se sentir bem nem sempre é preciso ir muito longe, ou gastar dinheiro, ou ainda fazer muito planejamento. Basta, por exemplo, juntar alguns bancos e cadeiras, chamar uns bons amigos e começar a conversar sobre algo que valha à pena, como, por exemplo, a vida”, explica a Ariany Maçaneiro da Silveira.

Convite à reflexão

“A vida é tão rara” e às vezes as pessoas não dedicam cinco minutos do seu dia para olhar para o que estão fazendo e decidir se é assim que desejam continuar a caminhada. Às vezes a bagagem é pesada porque não verificamos se o que estamos carregando ainda se faz necessário.

Os participantes perceberam que ficar ali, por alguns instantes, não seria perda de tempo,mas sim uma boa forma de usar o seu tempo. A partir da escolha consciente de olhar para si, dar a sua voz em alguns momentos e os seus ouvidos em outros.

Desacelerando um pouco, as pessoas puderam “re-conhecer” o que já passava despercebido, como, por exemplo, o barulho do rio como som de fundo do dia a dia. O “belo” pode estar na frente dos nossos olhos, mas só o vemos se o olharmos. Assim, a vida ganha mais forma, mais cor, mais graça. E aí sim, nos tornamos capazes de compreender o que a torna tão rara. (Mensagem Ariany Maçaneiro da Silveira)

Rodas de Conversa agendadas

Na quinta-feira, 17 de abril, a partir das 07h, ocorre uma nova roda no grupo de Hipertensos e Diabéticos da comunidade do bairro Salto. No dia 06 de maio, terça-feira, o encontro ocorre a partir das 08h30, no distrito de Aguti. Nos próximos encontros, os psicólogos Artur Fabeni da Silveira e Cibele Gonçalves Goulart Vargas também estarão presentes, enriquecendo ainda mais os momentos.Todos as pessoas que desejarem participar serão bem-vindas. Em breve, a equipe divulgará novas datas e locais.

Obrigada Equipe

Agradecemos aos demais membros das equipes de Saúde da Família por terem organizado o espaço e gentilmente terem convidado a comunidade. Obrigada, então, à equipe da UBS do Aguti: Técnica de enfermagem Alcirene e agentes comunitárias de saúde – Verônica, Isabel e Cleisiane. A equipe da UBS do Lageado, técnica de enfermagem Lindalva e agente comunitária de saúde – Anastácia e ao motorista Evandro. Sem o trabalho de vocês, esta atividade não teria sido possível.

Obrigada a cada membro das comunidades de Trombudo e Alto Lageado, por cada fala, cada escuta, cada suspiro, cada olhar, cada contribuição. Vocês deram o tom da roda de conversa e tornaram aquele momento um momento único. Onde houver pelo menos duas pessoas interessadas em trocar afetos, abertas para ora falar ora escutar, estará feita a roda de conversa”, finaliza a psicóloga Ariany Maçaneiro da Silveira.

Fotos:  Divulgação / Ariany Maçaneiro da Silveira