Defesa Civil analisa locais para instalação de ponte pré-fabricada

Na terça-feira, 14 de janeiro, o Coordenador Regional de Defesa Civil da SDR de Brusque, Jackson Laurindo, esteve em Nova Trento para marcar possíveis pontos para a instalação de uma ponte pré-fabricada no município.

O Diretor da Defesa Civil Municipal, Eduardo Fabris e o Secretário de Obras, Pedro Tomasi, acompanharam Jackson Laurindo, durante a visita por várias localidades da cidade. A prioridade da Defesa Civil do Estado é de instalar pelo menos uma ponte nos municípios atingidos por enchentes no período de setembro de 2011 até hoje.

Após a verificação de pontos, o Coordenador Regional de Defesa Civil da SDR de Brusque, Jackson Laurindo, decidirá juntamente com o Prefeito Municipal, Gian Francesco Voltolini e a Defesa Civil Municipal, qual o local prioritário para a instalação da ponte.

Jackson Laurindo destaca que a meta da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina é instalar mais de 300 pontes em todo o Estado, até julho de 2014. As pontes podem ser fabricadas de 6 a 12 metros, o custo é 50% vezes mais barato do que as pontes convencionais.

Estas pontes serão fabricadas em escala industrial por uma empresa de São José, de acordo com a necessidade dos municípios que forem atingidos por catástrofes naturais e necessitarem reconstruir pontes em pouco tempo. Às cidades beneficiadas, cabe a estruturação das cabeceiras dos locais onde será instalada a nova ponte.

Se as cabeceiras estiverem prontas, a estrutura das pontes podem ser montadas em até duas horas, o que garante mais agilidade na reconstrução de áreas afetadas. Essa nova medida faz parte do kit de transposição de obstáculo da Defesa Civil de Santa Catarina, ação inédita no país.

Fotos: Eduardo Fabris e Secretária de Estado de Defesa Civil