Nova Trento promove "Dia D" contra Dengue

A Prefeitura de Nova Trento através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e Saúde e da Vigilância Epidemiológica promove na próxima sexta-feira, 22 de novembro, o dia de prevenção contra a dengue. A mobilização abrangerá todas as unidades básicas de saúde do município. Já no Distrito de Aguti, a ação ocorre nesta quinta-feira, 21 de outubro. Na sexta-feira, durante a programação do “Dia D”, haverá distribuição de materiais informativos sobre a doença, no Centro da cidade.

O trabalho de prevenção contra dengue existe há 14 anos em Nova Trento. Hermenegildo Battisti é agente de saúde da Vigilância Epidemiológica há 38 anos e realiza diariamente atividade de visita em pontos estratégicos da cidade onde foram instaladas armadilhas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “O município conta com 80 armadilhas e 32 pontos estratégicos onde há empresas, depósitos de mercadorias, cemitérios e grande circulação de pessoas,” informa.

As armadilhas são feita com pedaços de pneus e fixadas em uma parede. Dentro de cada armadilha o agente de saúde põe um pouco de água, que no período de 8 dias irá para análise. O procedimento é realizado para averiguar se há ou não presença de larvas do mosquito da dengue na recipiente, o que comprova a passagem dele pela cidade. “Todas as terças e quintas-feiras coletamos as amostras de água e enviamos para análise laboratorial em Florianópolis”, acrescenta Hermenegildo.

Nos próximos meses a população deve redobrar os cuidados já que estação climática é propicia para a proliferação do mosquito. “A chegada do verão e o aumento das chuvas e aumentam os casos de dengue. A população de Nova Trento de ficar atenta porque o Aedes aegypti pode chegar ao município nos ónibus de turismo, em caminhões que transportam mercadoria ou em veículos que foram para outras regiões”, destaca Battisti.

A equipe de agentes da saúde da Vigilância Epidemiológica de Nova Trento conta com três profissionais, Afonso Dossi, Vicente Veneri e Hermenegildo Battisti, que percorrem a cidade para efetuar a vistoria das armadilhas. Além disso, eles contam com a parceira da Vigilância Sanitária da cidade através da responsável, Marlene Cecília Demonti Costa. O último foco de dengue encontrado no município foi em 2010.

Dicas para evitar a dengue:

– Evitar água parada.
– Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água
Manter totalmente fechadas caixas d’água e recipientes que possam acumular água
Guardar pneus em locais protegidos das chuvas
Limpar periodicamente, calhas de telhados
– Colocar areia em nos pratinhos dos vasos de plantas

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento