Neotrentinos concluem Curso Básico de Atendimento a Emergências

Na noite desta quarta-feira, 4 de setembro, ocorreu a solenidade de formatura da primeira turma do Curso Básico de Atendimento a Emergências, no município de Nova Trento. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, às 19 horas. Ao todo, 29 pessoas receberam capacitação e estão aptas a auxiliar a comunidade em casos de emergências.Estavam presentes na ocasião, o Prefeito Municipal, Gian Francesco Voltolini, o secretário de Administração e Finanças, Valdemir Luiz Quaiatto, o diretor da Defesa Civil, Eduardo Fabris da Silva, o secretário de Bem Estar e Habitação, Adauton Raulino, o Presidente da Câmara de Vereadores, Airton Dalbosco, os vereadores Genésio Piazza e Jaison Marchiori, o Tenente – Coronel, Walter Ferreira Póvoas Júnior, Comandante do Corpo de Bombeiros da região de Balneário Camboriú.

A iniciativa para a realização do Curso Básico de Atendimento de Emergências (CBAE), partiu do Prefeito Municipal, Gian Francesco Voltolini e do diretor de Defesa Civil do municipio, Eduardo Fabris da Silva, que solicitaram a capacitação para Nova Trento junto ao Aspirante-à-Oficial do Corpo de Bombeiros de São João Batista, Rodrigo Schardong. “Devido a falta de efetivo no município e, em decorrência das catástrofes naturais vivenciadas na cidade, percebeu-se a necessidade de capacitar pessoas da comunidade para auxiliar a população e as equipes de resgate em eventos climáticos”, explica Gian.

Foram realizadas várias reuniões entre o Corpo de Bombeiros e o poder público municipal. Os formados, foram capacitados para realizar o atendimento pré-hospitalar, incêndios e gestão de riscos (Defesa Civil). “Este curso visa a habilitar pessoas no município para que de forma voluntária, ajudem a Defesa Civil municipal a atender pessoas atingidas em casos de catástrofes naturais. Também podem auxiliar no atendimento às vítimas de acidentes, evitando que pessoas leigas prejudiquem o atendimento posterior ao ocorrido”, destaca Eduardo.

Além disso, o Curso Básico de Atendimento a Emergências é pré-requisito para realizar o curso avançado, que forma o Bombeiro Comunitário. O curso foi totalmente gratuito e teve a duração de um mês aproximadamente. As aulas foram ministradas na Escola de Educação Básica Francisco João Valle, no Trinta Réis, no período noturno, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Fotos: Eduardo Fabris da Silva