“Polenta com linguiça”: um sabor neotrentino

Da união entre amigos surgiu a “Polenta com linguiça”, prato consagrado no “esquenta” das comemorações da Incanto Trentino. Uma ação voluntária que mobiliza a comunidade em prol da culinária típica da cidade e da integração entre a população.Desde 1990, a quinta-feira que antecede a abertura oficial da Incanto Trentino, tem um sabor especial. Euclides Darós, o Kide, foi o idealizador do evento, ele propôs uma ação, que estivesse ligada a cultura de Nova Trento e estabelecesse um marco inicial das festividades.

O evento é realizado sem a participação do poder público, uma iniciativa dos próprios neotrentinos. Das mãos dos voluntários, tudo ganha forma: a polenta é cozida em caldeirões de ferro e, em seguida, descansa até a hora de ser assada e servida. As linguiças são produzidas em açougues da cidade, também pelos envolvidos na festa.

Neste ano, a “Polenta com linguiça” está sob a direção de Valdemir Quaiatto, com a colaboração de Paulo Sartori, Euclides (Kide) Darós, Roque Montibeller e Vilson (Bica) Dalbosco. Além deles, Eliomar Cadore, Carmelino Montibeller, Mauro Rover, Bruno Busnardo, Paulinho do Banco do Brasil e Leandro de Sousa (Babão) são os assadores responsáveis pelo cardápio. Entre os voluntários destaque para os vários servidores públicos municipais.

Na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, feriado municipal, a população poderá saborear gratuitamente um pedaço de polenta assada na brasa, com linguiça e queijo, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, onde ocorre a XXI Incanto Trentino.

Neste ano serão servidas 20 polentas e cerca de 250 quilos de linguiça pura de porco, acompanhados com 100 quilos de queijo. Quem prestigiar o evento, terá a oportunidade de curtir a animação dos gaiteiros: Levino Mayer, Tião, Taboni e Buttchewitts. Na realização da “Polenta com linguiça”, os organizadores contam com o apoio de patrocinadores.

Texto e foto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento