Programa incentiva averbação de reserva legal para pequenos agricultores

Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Nova Trento, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Projeto Micro Bacias 2, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, Banco do Brasil e algumas empresas fumageiras têm possibilitado a averbação de reservas legais em pequenas propriedades rurais do município, desde o fim do mês de março deste ano. O objetivo é preservar pelo menos 20% da área de cada propriedade.

O técnico responsável pelo Programa de Incentivo de Averbação de Reserva Legal é o engenheiro agrônomo do Projeto Micro Bacias 2, Victor Alisson Gomes. Segundo o engenheiro, uma determinação federal atesta que toda propriedade rural deve fazer a averbação de reserva legal até o dia 11 de dezembro deste ano. “A prefeitura municipal de Nova Trento se adiantou e reuniu estas entidades para incentivar a elaboração dessa documentação aos pequenos proprietários, especialmente para aqueles que dependem da agricultura para sobreviver”, afirma Gomes.

Até o momento, mais de 30 averbações foram feitas na comunidade de Aguti, num total de 70 propriedades cadastradas naquele bairro em março deste ano, após reunião com todos os pequenos proprietários rurais. No dia primeiro de julho, demais comunidades do interior do município devem ser assistidas, como Pitanga, Ribeirão Bonito, Valsugana, Lageado e São Valentim. “Acredito que mais de 300 propriedades, com até 50 hectares deverão ser averbadas no nosso município”, informa o engenheiro agrônomo.