Dia do Desafio está agendado para o dia 29 de maio

Nova Trento está inserido no Dia do Desafio, evento que ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio, que tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas na população. O movimento é coordenado pelo Serviço Social do Comércio – SESC na América Latina, e conta com o apoio dos municípios. Nova Trento participa pela quarta vez consecutiva no evento, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

O Secretário Municipal de Educação e Esportes, Luiz Carlos Orsi, a Secretária Adjunta de Educação, Lilian Cristiani Fontanelli, juntamente com o Secretário Adjunto de Esportes, Alexandre Feller (Neneca) estão percorrendo as empresas neotrentinas para divulgar o Dia do Desafio e incentivar as atividades físicas, especialmente no dia 29 de maio. Tradicionalmente, para motivar ainda mais a participação popular, o Dia do Desafio promove uma competição entre duas ou três cidades de mesmo porte. Os municípios participantes são convidados a disputar entre si, mobilizando o maior número de pessoas. A premiação é apenas simbólica. “Neste ano vamos competir com a cidade de Cariús, do Ceará”, assinala a Secretária Adjunta de Educação.

Como participar do Dia do Desafio?

A população é convidada a parar suas atividades cotidianas e praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. As atividades físicas podem ser feitas por qualquer pessoa e em qualquer lugar da cidade, como em praças, escolas, clubes, academias, empresas. É importante que os interessados programem essas atividades e informem quantas pessoas participaram. No dia do evento, após a realização das atividades, os participantes também podem informar o número de participantes para a coordenação do SESC ou para a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, ligando para a Prefeitura (48) 3267-3200.

Cidades da região que participam e seus competidores:

Brusque x San Pedro de Macoris (República Dominicana)

Botuverá x São Tomé (PR)

Guabiruba x Mineiros do Tietê (SP)

Tijucas x Itararé (SP)

Canelinha x Colina (SP)

Major Gercino x Bom Sucesso de Itararé (SP)

Nova Trento x Cariús (CE)

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve continuidade e começou a ser praticada anualmente, reunindo cada vez mais cidades em todo o mundo. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP, em 1997.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento