Conferência Municipal de Educação recebe grande número de participantes na Casa dei Nonni

A sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni foi palco da II Conferência Municipal de Educação (CONAE), que ocorreu nesta terça-feira, 14 de maio, durante todo o dia. Aproximadamente 200 pessoas, entre trabalhadores da educação, sociedade civil, pais de alunos, Conselho Municipal de Educação, estudantes e gestores da Educação Básica marcaram presença para debater os rumos da edução do município de Nova Trento. A realização foi do Fórum Municipal de Educação, criado recentemente (decreto 038/2013), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento.

Durante a CONAE Municipal, ocorreram palestras e debates envolvendo especialmente dois eixos escolhidos na etapa das escolas: eixo IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; eixo VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Segundo a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação e da CONAE Municipal, Fabiana Marchiori, as propostas foram organizadas de duas formas: aquelas modificadas com base no documento referência, que serão posteriormente encaminhadas para a etapa regional da CONAE, que será agendada, em breve, pela Gerência de Educação; e as propostas a nível municipal, que serão sistematizadas e discutidas no Fórum Municipal de Educação, sendo encaminhadas ao poder executivo e a Secretaria Municipal de Educação.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini esteve presente da Conferência Municipal e elogiou a atuação da equipe de Educação ao formar o Fórum Municipal de Educação. “Este será um aliado, pois trará para o executivo as propostas de melhorias para a Educação, cobrando mudanças”, afirmou. A representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) no Fórum Estadual de Educação, Darli de Amorim Zunino disse que o município de Nova Trento está de parabéns, pois foi um dos primeiros a realizar a CONAE Municipal.

Os participantes da CONAE Municipal contaram com palestras dos professores João Carlos Gama, sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), Eliane Busnardo Buemo, sobre o Eixo IV, e a professora, Darli de Amorin Zunino, sobre o Eixo VI.

Eleição dos delegados

A Conferência Regional de Educação, cuja data será agendada em breve, contará com a participação dos representantes (delegados) de Nova Trento, que foram eleitos durante a CONAE Municipal. Estes defenderão as propostas apresentadas pelos profissionais da educação e por todas as pessoas presentes na Conferência.

Foram eleitos:

Gestores da Educação: Sandra Regina Pinott Costa e Arlete Viana (Rede Estadual); Luiz Carlos Orsi e Moacir Antonio Facchini (Rede Municipal). Suplente: Paulo Gerson Carvalho.

Trabalhadores da Educação: Pedro Valdir e Claudete Cadorin Dalsasso (Rede Estadual); Isabel Bosio Costa e Carlos Roberto Orsi (Rede Municipal). Suplente: Otimar Marchi

Estudantes da Educação: Tiago Sgrott e Carlos Henrique Boso (Rede Estadual); Chirlane Müller e Matheus Evangelista (Rede Municipal). Suplente: Jaqueline Cardoso.

Pais da Educação: Ivone Ceccato (Rede Estadual), Vildemar Klann (Rede Municipal). Suplente: Alice Batai.

Conselho Municipal de Educação: Lilian Cristiani Fontanelli. Suplente: Naide Feller.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação e Esportes