Secretário de Turismo e Reitor do Santuário participam do 2º Salão Baiano de Turismo

O Governo de Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo fez um convite especial para que o município de Nova Trento participasse do 2º Salão Baiano de Turismo, em Salvador, na Bahia. O Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini, juntamente com o Reitor do Santuário Santa Paulina, Padre André Borges da Silva participaram e palestraram em uma mesa redonda – tendo como tema central “Viagem de Fé”. O objetivo foi apresentar as experiências de Nova Trento e do Santuário, perante o Turismo Religioso.

Na mesma mesa redonda, participaram o reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa e a superintendente do Memorial Irmã Dulce, além de um voluntário que atua nas obras de Irmã Dulce. O evento ocorreu no último sábado, 13 de abril, no horário das 16h30min às 18h30min. Aproximadamente cem pessoas participaram do debate. “Por sermos um centro de peregrinação e acolhida de muitos romeiros, somos considerados uma experiência consolidada, e também por termos esta parceria do poder público com o Santuário”, explicou o Reitor do Santuário, Padre André. “Para mim foi uma experiência nova, pois nunca participei de um evento como este. O fato de termos aqui em nosso meio as 'herdeiras' de Santa Paulina (as Irmãzinhas), é um diferencial, pois temos uma equipe grande, que atende bem a cada pessoa que chega. Esta aproximação entre o poder público e o Santuário só favorece esta melhor acolhida”, avalia Padre André.

O Secretário de Cultura e Turismo destaca que “além desta participação no evento, foi possível visitar os pontos de visitação da capital baiana, sendo constado que, apesar de todos os esforços dos entes públicos e responsáveis pelos locais, muitas situações ainda fogem do controle, como o comércio informal e a exploração dos turistas”, assinala Eluísio Antonio Voltolini, que pretende repassar estas experiências às entidades diretamente envolvidas com o turismo em Nova Trento.

Além disso, Voltolini fez um convite pessoal a todos os Santuários presentes no 2º Salão Baiano de Turismo, para participarem do 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso, que acontece nos primeiros dias de Junho, na cidade de Apucarana (PR). “Está prevista a participação de diversos países da América Latina, e Nova Trento é convidado para palestrar neste evento também”, confirma o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento.

O que foi o 2ºSalão Baiano de Turismo

Ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, contando com estandes das 13 zonas turísticas do Estado baiano, além de estandes comerciais, exposições, núcleo do conhecimento, com palestras e capacitações, manifestações culturais, rodada de negócios com operadores nacionais e internacionais. Paralelamente ao evento, ocorreu a 22ª BNTM – Brazil National and Tourism Mart e a III Feira da Abav-BA.

Foto: Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini (à esquerda) participou do 2º Salão Baiano de Turismo, juntamente com o Reitor do Santuário Santa Paulina, Padre André Borges da Silva. Nesta foto, os palestrantes no centro histórico de Salvador, junto à Igreja São Francisco.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Crédito da foto: Divulgação/Eluísio Antonio Voltolini