Nova Trento celebra 120 anos de emancipação político-administrativa

O município de Nova Trento comemora nesta quarta-feira, 8 de agosto, 120 anos de emancipação político-administrativa. Exatamente no ano de 1892, através de uma Lei Provincial, Nova Trento tornou-se município, por meio do presidente da província, Tenente Joaquim Machado. Além desta data, Nova Trento celebra os 137 anos de colonização trentino-italiana, relembrando a chegada dos primeiros grupos de imigrantes ao Brasil, que deixaram um período de crise, fome, miséria e desesperança que a Europa passava.

O momento coincidiu com a vontade governamental brasileira de povoar as terras localizadas ao sul do país. Aliciados pelas companhias de imigração, os imigrantes aportaram no Brasil com a promessa de encontrar uma terra “onde se plantando tudo dá”, rios e riachos em abundância, moradia e trabalho remunerado. Do porto de Itajaí, os imigrantes foram deslocados para regiões de mata virgem, sem boas condições de comunicação. Os primeiros imigrantes, cerca de 20 famílias originárias da Valsugana, no Alto Vale do Brenta, no Trentino e de Monza, se estabeleceram a 16 quilômetros da atual Nova Trento. Abriu-se uma picada na linha Pomerânica (por Brusque), até a linha Tirol, e nos lotes marginais foram estabelecendo as famílias.

Em 1876, famílias inteiras estavam estabelecidas nas colônias Itajaí e Príncipe Dom Pedro. A emigração intensificou-se nos anos seguintes, inclusive com a vinda de alemães, poloneses e outros povos europeus. Até 1880, estima-se que 11 mil pessoas tenham sido instaladas na colônia.

Projeto SESC Móvel movimentará a semana do município

Para celebrar os 120 anos de emancipação e os 137 anos de colonização, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, em parceria com o SESC, traz para Nova Trento o Projeto SESC Móvel, Estrada Afora, Estado Adentro. Com ele, o SESC oferece uma estrutura, com caminhão, que leva aos cidadãos ações sistematizadas de saúde, lazer, cultura e educação, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento comunitário.

Durante todos os três dias da XX Incanto Trentino, o palco do SESC esteve disponível para apresentações artísticas e culturais. O mesmo palco ficará à disposição durante toda a semana do município – de 6 a 10 de agosto, em frente ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini, trazendo diversas atrações, como mostra de cinema, cama elástica, jogos gigantes, jogos de mesa, jogos de raciocínio lógico, material para oficinas de recreação, piscina de bolinha inflável, balança antropométrica, kit educacional de nutrição, pirâmide alimentar, painel de boa postura, entre outras ações.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento