Estudantes das Escolas Municipais participarão de palestras na Semana da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março, a Epagri local e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento unem-se para promover maior conscientização ambiental entre os estudantes da rede municipal de ensino. Para tanto, todos os alunos das escolas municipais participarão de palestras sobre a Água, ministradas pela extensionista da Epagri local, Cinelândia Maria Venier Cipriani.
A primeira palestra será nesta sexta-feira, 16 de março, na Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba, no período matutino. No dia 19 de março, segunda-feira, a palestra é na Escola de Ensino Fundamental Padre José da Poian, bairro Baixo Salto. No dia seguinte, terça-feira, na Escola de de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, bairro Trinta Réis. No Dia Mundial da Água, 22, na Escola de Ensino Fundamental do Aguti, Distrito de Aguti, e no dia 23 na Escola de Ensino Fundamental do Pitanga, localidade de Pitanga.
Além disso, as unidades escolares já estão realizando diversas atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, dentro do planejamento, de forma interdisciplinar. Cada Escola promoverá eventos internos para comemorar a data, com teatros, poesias, passeios, canto e dança. Na Escola de Ensino Fundamental do Pitanga, a professora Terezinha Speranzini estimulou os estudantes a produzir uma redação sobre o tema “Água”. A proposta foi a seguinte: “Escreva um texto como se você fosse a água, deixando um recado aos habitantes do planeta terra”. Confira a redação do estudante Lucas Dutra, do 5º ano:
Um chamado da Água
Meus caros humanos! Hoje tenho uma coisa muito importante para dizer a vocês. Eu estou muito triste, por vários de vocês não estão me dando o valor necessário, me desperdiçam, usam-me em quantidade e em coisas desnecessárias, jogam lixo e esgoto em mim. Às vezes só percebem que eu sou importante quando eu não estou presente. As pessoas não me entendem, eu estou em tudo e que sem mim elas não vivem, pois, na verdade, eu sou a fonte de vida, dou felicidade às flores, ao verde das plantas e dou qualidade de vida a vocês.
Os humanos não pensam em mim com carinho, tiram as árvores das minhas nascentes deixando-as desprotegidas. Ficam horas no banho, escovando os dentes com a torneira aberta, abusam de mim, não entendem e não apreciam o quanto é bom um banho fresquinho de chuva. Eu dou tantas coisas boas e só queria o mínimo de respeito, sem desperdício, sem lixo, sem desmatamento, com muito carinho e consideração com a vida. Pois eu sou a base de tudo. Não falo mais, pessoas conscientes falam por mim e mostram com muito orgulho que eu sou fonte de vida.
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento