Nova Trento é tricampeão das Olimpíadas Escolares Brasileiras

O município de Nova Trento representou Santa Catarina nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria voleibol feminino de 15 a 17 anos, cuja competição ocorreu em Curitiba, capital paranaense. Após uma série de partidas durante o final da última semana, as neotrentinas se classificaram para a grande final, que ocorreu neste domingo, 11 de dezembro, contra o grande rival, Rio de Janeiro. A equipe da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola superou a equipe do Centro Educacional da Lagoa (RJ) e conquistou o tricampeonato das Olimpíadas Escolares.

As neotrentinas venceram por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 18/25, 25/19 e 25/23. A decisão foi acompanhada pela jogadora Fofão, embaixadora da modalidade no evento, que entregou as medalhas às alunas no pódio. O destaque da competição foi mais uma vez Rosamaria Montibeller, atleta da seleção brasileira juvenil, que faturou seu 5º título no torneio estudantil. “Não consigo nem falar. Fechei minha participação com chave de ouro”, disse a atleta de 17 anos, em entrevista ao site Globoesporte.com.

Detalhes da partida final

As catarinenses iniciaram o jogo de forma arrasadora, marcaram os cinco primeiros pontos da partida e seguraram a vantagem até o fim do primeiro set, que terminou em 25/21. No segundo, o panorama da partida mudou e o time carioca conseguiu seis pontos consecutivos: abriu 18 a 12 e fechou em 25/18. Na terceira etapa, o CEL chegou a abrir 6 a 2, mas a Escola Francisco Mazzola acordou, conseguiu a virada e fechou o período em 25/19.

O último set foi o mais equilibrado da partida. Precisando vencer para levar a decisão para o tie-break, as cariocas voltaram a dominar as ações e chegaram a ter sete pontos de vantagem, porém, elas estacionaram nos 18 pontos enquanto viram as adversárias reagirem. Após a virada em 22 a 21, as catarinenses fecharam o jogo em 25/23.

Fonte: Globoesporte.com

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento