Estudantes formam-se pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)

Professores, diretoras escolares, autoridades municipais e pais acompanharam a solenidade de formatura de 140 estudantes do 5º ano da rede pública municipal e do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental do Pitanga, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro, na Sociedade Recreativa Primavera, bairro Trinta Réis, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito, Pedro Piva Neto, o Chefe de Gabinete, Jucelino Marino Chini, a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, a Supervisora de Ensino Fundamental, Naide Feller, além do 1º tenente – comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de São João Batista, Pedro Carlos Machado Junior e Major, Tony José de Sá.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento teve uma duração de aproximadamente três meses. As aulas, com duração de 45 a 60 min, tinham como objetivo a formação de cidadãos capazes de resistir às pressões ao uso de drogas, buscando melhores condições de vida para si e para a sociedade. Todo o projeto em Nova Trento foi coordenado pelo policial instrutor do Proerd e promotor nacional de Polícia Comunitária, soldado Arildo Cardoso.

O 1º tenente, comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de São João Batista, Pedro Carlos Machado Junior agradeceu a parceria sólida criada entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Nova Trento. “Hoje é um dia muito feliz, não só para a Polícia Militar, mas também para Nova Trento, pois hoje temos mais crianças lutando contra as drogas”, afirmou. A Secretária Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento parabenizou todas as pessoas envolvidas, especialmente ao soldado Arildo Cardoso, que não mede esforços para tornar o projeto realidade nos municípios. “Nossas escolas contam hoje com muitos projetos, como a dança, o canto, o violão, a flauta. Crianças aqui presentes, aproveitem estas oportunidades, que tornam vocês cidadãos”, enfatizou Rosita Sônia Valle Tridapalli.

O evento encerrou com apresentações culturais promovidas pelos próprios formandos. Canto, dança e encenações marcaram a solenidade. Os estudantes também prestaram homenagem ao soldado Arildo Cardoso, entregando presentes. Ao final, todos receberam certificados pela participação no Proerd. Os estudantes Andrei Tomasi (Escola de Ensino Fundamental Pitanga), Juliana Aparecida Meyer (Escola de Ensino Fundamental Aguti), Marília de Barros Abelino (Escola de Ensino Fundamental Padre José da Poian – Baixo Salto), Eduarda Casagranda (Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho – Distrito de Claraíba) e Carol Meyer (Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle – bairro Trinta Réis) receberam premiações pelas melhores redações produzidas sobre o Proerd.


Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento