Atleta Rosamaria Montibeller é finalista do troféu Gustavo Kuerten
Segundo informações da Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL), a atleta Rosamaria Montibeller, jogadora de voleibol da equipe Nova Trento/Esteio/Tim/Unifebe está entre os finalistas que concorrem ao Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte, na categoria “Melhor Atleta”. Seu nome foi uma dos poucos selecionados na primeira etapa do prêmio, por meio do Conselho Estadual de Esporte (CED), e já está automaticamente classificada para a etapa final, juntamente com a atleta Luisa Matsuo (Ginástica Rítmica). Outros três atletas foram selecionados por votação popular na Internet (www.trofeuguga.sc.gov.br): Luiza Moreira Heinzelmann (hipismo), Douglas Brose (Karatê) e Giulia Baldisera (Squash). A entrega do troféu com a divulgação dos classificados em todas as categorias do prêmio ocorre na próxima terça-feira, 6 de dezembro, às 19 horas, no Teatro Governador Pedro Ivo. O evento contará com a presença de Gustavo Kuerten, do Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior e do Governador do Estado, Raimundo Colombo.
Sobre o Troféu
O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado por meio do Decreto 1.279, de 16 de abril de 2008, com objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Até o ano de 2010, foram homenageados sete atletas, três técnicos, três equipes e três entidades esportivas.
Na edição de 2011, com o intuito de inovar, o modelo de organização do evento foi modificado. Acrescentou-se a categoria de melhor atleta profissional, a fim de proporcionar chances igualitárias para o esporte amador. Além disso, o sistema de indicação dos nomes e da votação foi alterado. Para valorizar as Federações Esportivas e ao mesmo tempo tornar as indicações mais técnicas foi creditada a essas entidades a responsabilidade de indicar um nome para cada categoria.
Em relação a votação, a novidade é que, de todos os nomes indicados pelas Federações Esportivas e Entidades Representativas do Paradesporto, tanto o CED (Conselho Estadual de Esportes) quanto o voto popular definirão os cinco melhores em cada categoria. A escolha do vencedor de cada categoria, e a classificação dos nomes de 1º a 5º lugar, ficará sob responsabilidade da Curadoria do Esporte.
A premiação contemplará as seguintes categorias:
– Melhor Atleta
– Atleta Revelação
– Melhor Atleta do Paradesporto
– Melhor Entidade Esportiva ou Paradesportiva
– Melhor Equipe
– Melhor Técnico
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento