Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participa de encontro com cineasta Zeca Pires

Dando continuidade ao com projeto que prevê a restauração de uma antiga película filmada por José Julianelli, na década de 1920, em Nova Trento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, juntamente com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Trento foi em busca de fontes que auxiliariam na pesquisa e restauração do material. Os caminhos levaram ao cineasta Zeca Pires, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando em Mídia e Conhecimento pela mesmo universidade, que escreveu um livro sobre os pioneiros do cinema em Santa Catarina: José Julianelli e Alfredo Baumgarten. O encontro entre os neotrentinos e o cineasta ocorreu na última sexta-feira, 11 de novembro, no teatro da UFSC, em Florianópolis.

Nesta oportunidade, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini, o Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller e a Assessora de Imprensa, Elis Facchini relataram sobre a existência deste material raro, que precisa ser restaurado. No mesmo encontro, foi relacionado o filme produzido por José Poli. José Henrique Nunes Pires, ou Zeca Pires mostrou-se bastante sensibilizado pelos materiais encontrados em Nova Trento e, imediatamente, manteve contato com o setor de Restauro da Cinemateca Nacional, para conferir os processos de restauração de películas muito antigas. “Me proponho a levar este material para lá, em São Paulo, pois irei para lá no mês que vem”, assinalou Zeca Pires.

De qualquer forma, o cineasta catarinense disse que pretende vir a Nova Trento. Quer conhecer e conversar com José Poli, no qual tomou conhecimento ao conversar com Gilberto Gerlach, que esteve no município em outubro. “Propomos um encontro, com o colecionador, Marcondes Marchetti, Gilberto Gerlach, Zeca Pires, José Poli e diversas pessoas ligadas ao cinema. Este encontro será no dia 28 de novembro, com local ainda a ser definido”, informou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini.

O Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller também vislumbra a possibilidade de uma grande parceria com a Itália neste projeto. Num primeiro momento, está mantendo contato com pessoas da cidade natal de José Julianelli, Rivoli (Piemonte, Itália), que podem ter grande interesse em restaurar este material. “Outra possibilidade é uma parceria com o produtor trentino, Manu Gerosa, que produziria um filme-documentário sobre Nova Trento. Já encaminhamos material de divulgação e uma cópia do filme do José Poli. Até o fim deste ano receberemos confirmação se este produtor e sua equipe estarão em Nova Trento no próximo ano”, revelou Montibeller.


Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Foto: Divulgação