Prefeito de Nova Trento esteve reunido com italianos do voo Air France

O presidente da Associazione Trentini nel Mondo, Rino Zandonai, o prefeito de Canal San Bovo (Trentino/Itália), Luigi Zortea, e o deputado da Província Autônoma de Trento, Giovanni Batista Lenzi estiveram em Gaspar e região na última semana para entregar doação no valor de 22 mil euros às vítimas da enchente ocorrida em novembro do ano passado. Convidado pelo Circolo Trentino de Nova Trento, o prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi participou da solenidade ocorrida em Gaspar na última sexta-feira, 29 de maio.

Expressando sincera solidariedade pelo fato ocorrido com o desaparecimento aeronave, na noite de domingo (31/05), o prefeito de Nova Trento, Orivan Orsi, disse que conversou com os três italianos naquela oportunidade em Gaspar. Inclusive o prefeito de Canal San Bovo, Luigi Zortea, sentiu muita afinidade com o prefeito neotrentino. "Ele contou que tomou posse como vice-prefeito aos 22 anos. Muito parecido comigo, que assumi o mesmo cargo aos 26 anos", afirma Orsi.

O prefeito de Nova Trento relatou sobre sua viagem marcada para a próxima semana ao Trentino, Itália, prometendo uma visita a cidade de Canal San Bovo. Assim, conversariam melhor sobre a possibilidade de realizar um intercâmbio entre as duas cidades. Zortea manifestou interesse em conhecer e estabelecer contato com a cidade de Zortéa, no oeste de Santa Catarina.

O deputado da Província Autônoma de Trento, Giovanni Batista Lenzi também conversou com o prefeito Orivan Orsi. Lenzi disse que receberia Orivan na Província na próxima semana, colocando-o em contato com o presidente, Lorenzo Delai.

O contato também se estendeu ao diretor da Associazione Trentini nel Mondo, Rino Zandonai, que prometeu ligar para Orivan quando chegasse à Itália. "Assim, marcaríamos alguns encontros na Associazione Trentini nel Mondo, juntamente com a funcionária da imigração e solidariedade internacional, Antonella Giordani, para estreitar ainda mais os laços com o Brasil", destacou o prefeito municipal de Nova Trento.

A comitiva italiana ainda passou o fim de semana em Nova Trento, antes de viajar na noite de domingo. Eles estiveram reunidos com representantes do Circolo Trentino de Nova Trento. O voo 447 não chegou à capital francesa no horário previsto. Segundo a companhia aérea Air France, 228 pessoas estavam a bordo, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes.