Caixa libera FGTS para municípios que decretaram situação de emergência

Após a enchente do mês de setembro, a Caixa Econômica Federal autorizou a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) apenas para municípios que decretaram calamidade pública. Posteriormente, na data de 10 de outubro, houve a autorização de liberação para os municípios que decretaram situação de emergência, como Nova Trento. Esta semana, a Caixa começou a liberar os saques do FGTS para os trabalhadores. Porém, o saque é limitado ao valor de R$ 5,4 mil por conta, apenas para aqueles que realmente sofreram com as cheias, conforme Decreto Presidencial 7.571, de 28 de setembro deste ano.

Segundo informações da Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento, a Caixa Econômica Federal ainda não marcou uma data para o cronograma de atendimento de saque do FGTS no município. “Ainda não sabemos se irá ocorrer na Prefeitura Municipal ou diretamente na agência de São João Batista”, destaca o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Eduardo Fabris da Silva. As ruas atingidas pela enchente foram cadastradas pela Defesa Civil, de acordo com a Notificação Preliminar de Desastres (NOPRED), que o município obrigatoriamente tem que entregar à Defesa Civil do Estado. (Veja lista em destaque no site da Prefeitura Municipal de Nova Trento). “Reiteramos que somente irá efetuar o saque as pessoas que comprovarem que residem em tais ruas (com comprovante de residência), pois nem todo o município foi atingido. Somente terão direito a sacar o FGTS as pessoas que realmente precisam deste dinheiro, ao contrário de 2008, quando todos receberam o Fundo”, assinala Silva.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento