Empresa JMM inicia manutenção da iluminação pública do município

Depois que quase oito meses de tratativas sem resultado efetivo, entre a Prefeitura Municipal de Nova Trento e a Centrais Elétricas de Santa Catarina SA (Celesc), iniciou esta semana o serviço terceirizado de manutenção da iluminação pública do município, executado pela empresa JMM Elétrica Ltda ME, que venceu o processo licitatório no Pregão Presencial. A empresa iniciou os trabalhos após entregar junto à Celesc o restante de documentos exigidos e ter a inspeção do caminhão, que será utilizado nos serviços de manutenção.

A prioridade da Prefeitura Municipal é repor as lâmpadas defeituosas ou queimadas das principais ruas da cidade, como Santo Inácio e Imigrantes. Posteriormente, dá-se atenção às outras ruas que também possuem lâmpadas com defeito. Desde abril, a Prefeitura Municipal de Nova Trento já vinha recebendo reclamações constantes da população quanto à precariedade do serviço de manutenção realizado pela Celesc. Todos os casos foram anotados e estão numa ampla lista, que será levada à risca.

Após este período de manutenções, a Prefeitura Municipal pretende ampliar a iluminação em outros pontos do município, como no trecho entre o Morro da Onça e o trevo da SC-411, em Claraíba, localidade de Frederico, além da iluminação do Morro da Cruz.

A arrecadação média mensal da taxa de iluminação pública atual (cobrada de todo consumidor em sua fatura) é de R$ 41 mil. Cerca de R$ 33 mil, em média, fica para a Celesc, como custo da iluminação acesa. Os restantes R$ 8 mil, em média, são destinados à manutenção, gestão que a Prefeitura acaba de assumir terceirizando os serviços de troca de lâmpadas danificadas. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está questionando junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tal transferência de responsabilidade para as Prefeituras. O alerta da Confederação é para o fato das exigências técnicas das distribuidoras serem complexas e diversas, além da segurança da população, e por isso é viável que as distribuidoras continuem com a responsabilidade pelos ativos.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento