Ações sobre Educação Inclusiva conscientizam alunos da Escola do Trinta Réis

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes tem desenvolvido ações em favor da educação inclusiva em todo município. As escolas da rede municipal, com salas multifuncionais instaladas, tem oferecido suporte às crianças com dificuldades sensoriais e motoras. Tudo para proporcionar melhor integração entre os estudantes e as crianças com necessidades especiais. Nesta semana, a responsável pela Educação Especial do município, Graciela Darós Piffer, e as professoras das salas multifuncionais, Giovana Cadorin e Lizandra Marcolla desenvolveram ações inclusivas com os alunos da Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, bairro Trinta Réis, a partir do planejamento das professoras, Dulce Maria Boso Boratti e Roziani Hingrid Tell Erbs, do 5º ano 01.

“Dentre as atividades, os alunos realizaram uma aula de Educação Física especial, com a professora Pâmela Casagrande, na condição de deficientes. Assim, puderam 'sentir na pele' como é estar numa cadeira de rodas, ser cego ou ter um dos braços amputados”, conta a responsável pela Educação Especial do município, Graciela Darós Piffer. Outra atividade foi assistir ao filme “Sempre Amigos”, que conta a história de dois garotos, um com deficiência intelectual e outro com deficiência física, que vivem uma verdadeira amizade, baseada na cooperação e no respeito mútuo. “Discutimos o conteúdo do filme, relacionando com a vida de cada aluno. Finalizamos com uma mensagem de reflexão e uma dinâmica em que os alunos puderam demonstrar seus sentimentos por seus amigos”, disse Graciela, que pretende realizar estas ações em todas as escolas da rede municipal.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento