Grupo Folk Musical Glockenthurm e Banda Estágio Decisivo fazem apresentação especial neste sábado
A banda neotrentina Estágio Decisivo abrirá o evento “Música sem Fronteira” neste sábado, 8 de outubro, a partir das 20 horas, na Sociedade Recreativa Humaitá, em Nova Trento. Em seguida, o Grupo Folk Musical Glockenthurm, da cidade italiana de Roncegno Terme, é quem comanda a noite, que promete ser repleta de músicas dançantes e cômicas, de autoria própria do grupo italiano. A Banda Estágio Decisivo e o Glockenthurm realizam uma grande parceria, principalmente porque a banda neotrentina está cedendo parte de seus instrumentos ao grupo italiano. Eles dividirão o mesmo palco em Nova Trento e Porto Alegre, cidades em que a Banda Estágio Decisivo abre as noites de shows com Música Popular Brasileira. O ingresso em Nova Trento custa R$ 5,00.
Com viagem patrocinada pela Província Autônoma de Trento e pela comunidade de Baixa Valsugana – Trentino/Itália, o evento em Nova Trento conta com o apoio do Circolo Trentino, Sociedade Recreativa Humaitá e Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O Glockenthurm fará shows em apenas quatro cidades brasileiras: Nova Trento, 8 de outubro, na Sociedade Recreativa Humaitá; Porto Alegre, 11 de outubro, no salão da Igreja Pompeia; Timbó, 12 de outubro, na Festa do Imigrante, e tem o apoio da Fundação de Cultura, através do Presidente Jorge Ferreira; e Blumenau, 14 de outubro, na Oktoberfest.
Quem intermediou a viagem do grupo trentino ao Brasil foi o Diretor de Cultura e Intercâmbio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Rino Montibeller. “O Glockenthurm fará a divulgação de Nova Trento e da Incanto Trentino em todos os lugares por onde passar”, destaca. Outra informação importante sobre o Glockenthurm no Brasil, é a produção de um documentário. “Eles farão filmagens em todos os lugares por onde passarem, produzindo um documentário sobre a presença deles no Brasil”, informa Montibeller. Em Blumenau, o Glockenthurm fará apresentação na sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 21 horas, na Biergarten, da Vila Germânica. A Banda já está listada na programação oficial da maior festa alemã das Américas, que pode ser conferido no site: www.oktoberfestblumenau.com.br. O agendamento do Glockenthurm na Oktoberfest foi feito entre o Diretor de Cultura e Intercâmbio e o Coordenador de Bandas Internacionais da Oktoberfest, José Carlos Oechsler.
Programação de apresentações do Glockenthurm no Brasil
07/10 – Chegada ao Brasil dos seis músicos, além dos acompanhantes
08/10 – Apresentação do Glockenthurm em Nova Trento (SC), em parceria com a Banda Estágio Decisivo, às 20 horas, na Sociedade Recreativa Humaitá. Valor do ingresso: R$ 5,00
09/10 – Visita aos principais pontos turísticos de Nova Trento
10/10 – Visita ao litoral catarinense – Florianópolis e Balneário Camboriú
11/10 – Viajam a Porto Alegre (RS), sendo recepcionados pelo Circolo Trentino local. À noite, apresentação com a Banda Estágio Decisivo
12/10 – Apresentação na Festa do Imigrante, em Timbó (SC), à noite.
13/10 – Visita a Rio dos Cedros e Rodeio
14/10 – Apresentação na Oktoberfest, na Biergarten, às 21 horas
15/10 – Último dia no Brasil, participam como convidados na estreia da peça teatral “El Usel del Marechalo” (O passarinho do Marechal), uma comédia encenada pela Compagnia di Teatro Dialettale Anima Trentina, de Nova Trento
16/10 – Retorno para a Itália.
Sobre o Grupo Folclórico Musical Glockenthurm
O Grupo Glockenthurm nasceu em 2007, com o objetivo de fazer uma boa música folclórica, que se espelha nas tradições trentino tirolesas. Não por acaso, os temas das músicas são inspiradas nos antepassados e nas tradições da região das montanhas do Tirol. Além disso, os trajes do grupo e as coreografias são baseadas nas tradições Trentinas. O nome “Glockenthurm” é originário de uma torre de madeira, com sino, que se encontra na cidade de Roncegno Terme, no Trentino, Itália, onde a maior parte do grupo vive.
O grupo é composto por seis músicos, que já lançaram três CD's. O primeiro CD chama-se “Sti Ani” (Anos Passados), que marcou o lançamento do Glockenthurm. Posteriormente, o grupo lançou o CD intitulado “L'è Colpa de L'euro” (A Culpa é do Euro), em 2009, e o último CD foi lançado neste ano, com o título “Vao a Monte” (Vou para as Montanhas). Os primeiros dois CD's venderam 5 mil cópias em todo o Trentino Alto Ádige, sendo que agora está sendo comercializado o álbum mais recente do grupo.
De 2007 até hoje, o grupo já se apresentou inúmeras vezes, com shows por todas as regiões do Trentino Alto Ádige e, em outras regiões da Itália, como em Vêneto e Lombardia, contando sempre com grande público. As apresentações do Glockenthurm se diferenciam, pois as músicas são de autoria própria, sempre interpretadas com muito humor e interação com o público.
Além de vários shows pelo Trentino, já realizaram apresentações e entrevistas para a emissora de TV RAIDUE e outras emissoras locais, que podem ser conferidas pelo site do grupo: www.glockenthurm.it. O grupo também já participou de eventos humorísticos com grandes nomes do humor italiano, como Mário Cagol, conhecido como “Super Mario”. Ainda assim, interpretaram canções em conjunto com corais de tradição na Europa.
Integrantes e instrumentos
Arrigo Quaiatto (Paniccio) – Voz
Davide Frainer – Violão
Daniel Margon – Acordeão, Steirische e Jodler
Federico Ganarin – Baixo
Nicola Scoz – Acordeão e Voz
Nicola Zanetti – bateria
Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Divulgação