Concluído Curso Pró-Letramento em Nova Trento

Desde o mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento possibilitou a realização do Curso Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação, um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/séries iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Santa Catarina e com adesão dos Estados e Municípios. As aulas foram concluídas neste mês de setembro, totalizando oito meses de curso, num total de 120 horas.

Em Nova Trento, as aulas foram ministradas por duas professoras do quadro efetivo – Tutoras – que ministram as aulas do Pró-letramento em Matemática e Alfabetização e Linguagem. Estas tutoras recebem treinamento a cada três meses (aproximadamente), em Florianópolis e Balneário Camboriú, onde um grande grupo de tutores de Santa Catarina se encontravam durante uma semana de estudos. As aulas ministradas por estas profissionais aconteceram sempre no auditório da Prefeitura Municipal, onde foram abordadas questões pertinentes sobre a matemática e a alfabetização de linguagem, com materiais didáticos, como suporte, vídeos, atividades, construção de jogos e tantas outras situações que são trazidas do cotidiano escolar e debatidas por todos.

“Percebemos que ocorreram mudanças tanto por parte das professoras, quanto dos próprios alunos. Foi muito positivo, pois possibilitou maior entrosamento entre as pessoas e muito aprendizado. Todas as participantes foram guerreiras, pois, além de cumprir um turno de 40 horas em sala de aula, dedicavam-se ao curso à noite, muitas vezes se deslocando do interior do município”, declara a tutora de matemática, Isabel Maria Bosio Costa. Já a tutora de Alfabetização e Linguagem, Juliana Marchiori Vinotti também acredita que o Curso Pró-Letramento ocorreu graças ao empenho de todos as cursistas e todas as pessoas envolvidas. “Também faz-se necessário citar todo o empenho da coordenadora, Naide Feller, que sempre muito organizada e ágil possibilitou toda estrutura necessária para o curso”, disse Juliana.

Durante todo esse período, os cursistas também contaram com participação da Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, que é formada em Matemática, além do professor e diretor escolar, Moacir Antonio Facchini, que auxiliou nos itens de avaliação, e o neotrentino, Gustavo Mário Darós, que contribuiu com o tratamento da informação, explicando sobre gráficos e tabelas no programa Excel.

Ao final do curso, todas as participantes elaboraram um portfólio, uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso, que trouxe muita experiência para as cursistas. Para 2012, a proposta é que haja revesamento para este curso, ou seja, que as alunas do pró-letramento em matemática realizem o curso de Alfabetização e Linguagem, e vice-versa.

Os objetivos do Pró-letramento:

Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática;

Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;

Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e de seus processos de ensino e aprendizagem;

Contribuir para se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;

Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

Alunas que concluíram Matemática (Tutora: Isabel Maria Bosio Costa)

Ana Miria Cipriani Marchi

Roselene Kaipper

Evanilda Gon Fantini