Grupo Folk Musical Glockenthurm fará apresentação especial em Nova Trento no dia 8 de outubro

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo enviaram convite oficial ao Grupo Folk Musical Glockenthurm, da cidade italiana de Roncegno Terme, para participar da XIX Festa Incanto Trentino deste ano. Porém, devido a agenda lotada de shows no Trentino para o mês de agosto, foi sugerida a vinda do grupo musical no mês de outubro. Com viagem patrocinada pela Província Autônoma de Trento e pela comunidade de Baixa Valsugana – Trentino/Itália, o Glockenthurm já possui agenda confirmada de shows em quatro cidades: Nova Trento (8 de outubro), Porto Alegre (11 de outubro), Timbó (12 de outubro) e Blumenau (14 de outubro).

Quem está intermediando a viagem do grupo trentino ao Brasil é o Diretor de Cultura e Intercâmbio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Rino Montibeller. “O Glockenthurm fará a divulgação de Nova Trento e da Incanto Trentino em todos os lugares por onde passar. Estamos verificando a possibilidade de fazer uma camiseta especial, sobre Nova Trento, que será utilizada pelo grupo durante suas apresentações”, destaca. Aqui no Brasil, o Glockenthurm conta com o apoio total da Banda neotrentina, Estágio Decisivo que, inclusive, vai ceder alguns instrumentos para o grupo italiano. A apresentação ocorre na Sociedade Recreativa Humaitá, que está apoiando culturalmente o evento. “A Banda Estágio Decisivo vai abrir o show em Nova Trento e em Porto Alegre, tocando Música Popular Brasileira”, explica Rino Montibeller.

Outra informação importante sobre o Glockenthurm no Brasil, é a produção de um documentário. “Eles farão filmagens em todos os lugares por onde passarem, produzindo um documentário sobre a presença deles no Brasil”, informa Montibeller. Em Blumenau, o Glockenthurm fará apresentação na sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 21 horas, na Biergarten, da Vila Germânica. A Banda já está listada da programação oficial da maior festa alemã das Américas, que pode ser conferido no site: www.oktoberfestblumenau.com.br. O agendamento do Glockenthurm na Oktoberfest foi feito entre o Diretor de Cultura e Intercâmbio e o Coordenador de Bandas Internacionais da Oktoberfest, José Carlos Oechsler.

O Glockenthurm é conhecido no Trentino Alto Ádige por interpretar canções tirolesas, de autoria própria, sempre com um toque de humor e muita descontração. O slogan do grupo é “Folk e Casin en Dialeto Trentin”.

Programação de apresentações do Glockenthurm no Brasil

07/10 – Chegada ao Brasil dos seis músicos, além dos acompanhantes

08/10 – Apresentação do Glockenthurm em Nova Trento (SC), em parceria com a Banda Estágio Decisivo, à noite, na Sociedade Recreativa Humaitá

09/10 – Visita aos principais pontos turísticos de Nova Trento

10/10 – Visita ao litoral catarinense – Florianópolis e Balneário Camboriú

11/10 – Viajam a Porto Alegre (RS), sendo recepcionados pelo Circolo Trentino local. À noite, apresentação com a Banda Estágio Decisivo

12/10 – Apresentação na Festa do Imigrante, em Timbó (SC), à noite.

13/10 – Visita a Rio dos Cedros e Rodeio

14/10 – Apresentação na Oktoberfest, na Biergarten, às 21 horas

15/10 – Último dia no Brasil, participam como convidados na estreia da peça teatral “El Usel del Marechalo” (O passarinho do Marechal), uma comédia encenada pela Compagnia di Teatro Dialettale Anima Trentina, em Nova Trento

16/10 – Retorno para a Itália.

Sobre o Grupo Folclórico Musical Glockenthurm

O Grupo Glockenthurm nasceu em 2007, com o objetivo de fazer uma boa música folclórica, que se espelha nas tradições trentino tirolesas. Não por acaso, os temas das músicas são inspiradas nos antepassados e nas tradições da região das montanhas do Tirol. Além disso, os trajes do grupo e as coreografias são baseadas nas tradições Trentinas. O nome “Glockenthurm” é originário de uma torre de madeira, com sino, que se encontra na cidade de Roncegno Terme, no Trentino, Itália, onde a maior parte do grupo vive.

O grupo é composto por seis músicos, que já lançaram três CD's. O primeiro CD chama-se “Sti Ani” (Anos Passados), que marcou o lançamento do Glockenthurm. Posteriormente, o grupo lançou o CD intitulado “L'è Colpa de L'euro” (A Culpa é do Euro), em 2009, e o último CD foi lançado neste ano, com o título “Vao a Monte” (Vou para as Montanhas). Os primeiros dois CD's venderam 5 mil cópias em todo o Trentino Alto Ádige, sendo que agora está sendo comercializado o álbum mais recente do grupo.

De 2007 até hoje, o grupo já se apresentou inúmeras vezes, com shows por todas as regiões do Trentino Alto Ádige e, em outras regiões da Itália, como em Vêneto e Lombardia, contando sempre com grande público. As apresentações do Glockenthurm se diferenciam, pois as músicas são de autoria própria, sempre interpretadas com muito humor e interação com o público.

Além de vários shows pelo Trentino, já realizaram apresentações e entrevistas para a emissora de TV RAIDUE e outras emissoras locais, que podem ser conferidas pelo site do grupo: www.glockenthurm.it. O grupo também já participou de eventos humorísticos com grandes nomes do humor italiano, como Mário Cagol, conhecido como “Super Mario”. Ainda assim, interpretaram canções em conjunto com corais de tradição na Europa.

Integrantes e instrumentos

Arrigo Quaiatto (Paniccio) – Voz

Davide Frainer – Violão

Daniel Margon – Acordeão, Steirische e Jodler