Nova Trento sediou etapa do Circuito Catarinense de Corredores Ecológicos

Com o objetivo de colaborar com empresários, administração pública e outras entidades organizadas, foi criado em Nova Trento o Núcleo de Turismo de Nova Trento. Este reúne um grupo de empresas ligadas ao setor para fortalecer o turismo receptivo. O Núcleo conta com o apoio e incentivo da Associação Comercial e Industrial de Nova Trento (ACINT) e SEBRAE. Uma das primeiras ações do Núcleo foi o apoio à 2ª etapa do Circuito Catarinense de Corredores Ecológicos, que ocorreu no dia 7 de agosto, domingo, durante a XIX Incanto Trentino – A Festa das Tradições Trentino-italianas. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo também apoiou o evento, que contou com a participação de atletas de Nova Trento, de todo sul do Brasil e até do exterior.

Nesta oportunidade em Nova Trento, participaram, no total, 23 equipes, dos três Estados do Sul, além de uma atleta da República Tcheca. A largada ocorreu às 7 horas da manhã, no centro da cidade. O primeiro trecho a ser percorrido era de Moutain Bike, 8,5 quilômetros, passando pelo Santuário Santa Paulina e culminando na indústria de vinhos e sucos, no bairro Alto Alferes. Os atletas formaram um grande pelotão e, apesar da subida, ambas as categorias (Expedição e Aventura) chegaram juntas na área da transição, onde deixaram as bikes para iniciar o trekking (modalidade que nada mais é que corrida em trilhas). Vale destacar que na corrida de aventura o trajeto não é demarcado, sendo que os próprios atletas devem encontrar os pontos de controle, usando apenas mapa e bússola.

Na etapa do trekking, a categoria Aventura percorreu 8,5 quilômetros, enquanto a categoria Expedição percorreu 11 quilômetros em um trecho mais difícil, enfrentando um grande desnível até o topo do morro Bela Vista, com cerca de 810 metros de altitude.mais difto a Categoria Expediç Na categoria Aventura, destacaram-se as equipes XXX Adventure e Apuanã (Lages), seguidas de perto pela equipe da casa (Pimenta Malagueta, de Nova Trento). Na categoria Expedição, apesar de no final do Trekking ainda haver um canyoning (caminhada técnica de 500 metros no leito de um rio com quedas de água), apenas 7 minutos separavam o 1º do 10º colocado no geral. Neste ponto haviam opções estratégicas, com rotas alternativas mais difíceis, mas que valiam bonificações em tempo. Na categoria Aventura, apenas a equipe XXX Adventure não pegou um ponto facultativo, tomando uma hora de penalização e perdendo o pódio. Na categoria Expedição, apenas a All Nature não pegou uma bonificação de 45min, também levando-a para fora do pódio.

No último e decisivo trecho, 23,5 quilômetros de bike para a categoria Aventura, com uma forte subida, e 41,5 quilômetros para a categoria Expedição, com duas serras para subir e descer. Além disso, cerca de 8 quilômetros da chegada os atletas paravam para fazer uma travessia de rio com cordas, em um belo visual. Na categoria Aventura, as equipes Apuanã e Pimenta Malagueta (equipe de Nova Trento) voaram baixo, conquistando o 1º e o 2º lugar respectivamente. Em 3º chega a equipe Papaléguas de Rio do Sul. Na Expedição, a disputa continuou acirrada. Na última serra, a dupla Czech Brasilis (Brasil e Rep. Tcheca) conseguiu escapar, liderando então até o final. Somente 16min depois chegam os quartetos Kaapora (RS) e Guartelá (PR), com 5 min de diferença um do outro. Apesar da equipe All Nature (Curitiba) ter chegado apenas 3 min após a Czech Brasilis, não ter pego o bônus de 45 min a jogou para a 4ª colocação nas duplas, sendo que as duplas Costa Verde Multiesporte (Joinville) e Açores (Florianópolis/Rio do Sul), conquistaram as 2º e 3º posições respectivamente. Nos quartetos, após Kaapora e Guartelá, a Koru (Floripa) completou o pódio.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento