Nova Trento conhece o Programa Família Acolhedora em São Bento do Sul

A Assistente Social da Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação de Nova Trento, Juliana Mara Dalagasperina, acompanhada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jonas Luiz Vinotti estiveram em São Bento do Sul na última sexta-feira, 1º de julho, com o objetivo de conhecer o Programa Família Acolhedora. Na oportunidade também acompanharam a psicóloga que presta assessoria ao CMDCA, Camila Gabriela Bortolotto Ziemiczak, bem como o Conselheiro Tutelar, Juliano Martins Mazzola. O objetivo é que o Programa seja implantado em Nova Trento até fim deste ano, sendo incorporado como um Serviço de Acolhimento Permanente oferecido pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação.

No município de São Bento do Sul, os representantes de Nova Trento foram recebidos pela equipe responsável pela realização do Programa Família Acolhedora: Coordenador, Valdeci Ropelato, Assistente Social, Analú Lopes, a Psicóloga, Elizabeth do Amaral de Souza Lima, e Pedagoga Cláudia Piram. Este programa visa o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função do abandono ou cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir a função de cuidado e proteção. Neste caso, as famílias da própria comunidade, previamente cadastradas, acolhem essas crianças, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem.

Os representantes de Nova Trento contaram com a apresentação do Programa Família Acolhedora, que é desenvolvido desde 2002, em São Bento do Sul. Além disso, conheceram a “mãe” acolhedora, Joanir Lopes, que apoia a iniciativa há oito anos. “Em seu depoimento ficou evidente a importância do comprometimento de toda família com os objetivos do Programa, e o quanto sua postura de cuidado repercutiu positivamente nas 17 crianças e adolescentes que foram acolhidos por ela durante todo o período em que faz parte do Programa Família Acolhedora”, informou a psicóloga, Camila Gabriela Bortolotto Ziemiczak.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento