Administração Municipal de Nova Trento participa de importante reunião sobre Turismo Religioso

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 4 de julho, com representantes do turismo religioso de Santa Catarina, com a finalidade de dar continuidade à estruturação deste setor, iniciada no ano passado. O turismo religioso está inserido na política de segmentação turística do Governo do Estado, inserindo-se no segmento cultural. Atualmente, 14 segmentos turísticos são considerados prioritários no contexto da política de segmentação. Nova Trento se fez presente neste evento, tendo como representantes o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini e a diretora do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha.

O principal objetivo da reunião foi nivelar com os representantes a situação atual do Grupo Temático de Turismo Religioso, para que as a partir da próxima reunião possa ser validado o grupo de trabalho do setor. O grupo de trabalho será responsável por articular com a SOL questões como infraestrutura e ordenamento, roteirização e segmentação, qualificação de serviços e de equipamentos, promoção e apoio à comercialização, e legislação turística.

A diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, salientou que o turismo religioso é uma das grandes demandas que Santa Catarina tem hoje, e a Secretaria começará a estruturá-lo pela religião católica. “Estamos começando pelo turismo religioso católico, mas isso não quer dizer que o ecumenismo não será contemplado. Estamos abertos às outras demandas que surgirão”, afirmou Elisa de Liz. A estruturação do turismo religiosos no Estado também vem ao encontro das estratégias para atração de turistas além da temporada de verão, e independentemente dos destinos de sol e praia. Outro objetivo previsto com o fortalecimento do setor é aumentar o turismo interno de Santa Catarina.

A diretora Elisa de Liz destaca que o Governo de Santa Catarina investirá recursos no turismo religioso por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo), mas também fomentará novas estratégias de investimento e captação de recursos. “Queremos um trabalho sistematizado e em rede”, ressaltou. Outro ponto abordado na reunião é a necessidade de agregação de valor aos produtos vendidos nos locais religiosos, como, por exemplo, a comercialização de souvenirs confeccionados com matérias-primas da própria região.

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, destacou a importância do turismo religioso em Santa Catarina, que acontece durante todo o ano, e enfatizou a necessidade do desenvolvimento de roteiros integrados entre municípios que oferecem a atividade, com o objetivo de que os turistas permaneçam pelo menos dois dias na região visitada. “As cidades têm que ter um entrelaçamento de ações, para que se complementem”, afirmou Walendowsky.

Os representantes dos municípios colocaram para o grupo as demandas de infraestrutura e de organização da atividade. As reuniões serão mensais e itinerantes pelos municípios que compõem o grupo. A próxima reunião ficou marcada para o mês de agosto, em Nova Trento.

O turismo religioso em Santa Catarina

Santa Catarina apresenta importantes polos de turismo religioso, como Nova Trento com o Santuário Santa Paulina, que recebe 6 mil pessoas aos domingos, e o Santuário Nossa Sra. do Bom Socorro; Brusque, com o Santuário Nossa Sra. de Azambuja; Florianópolis, com a Catedral e a Procissão do Senhor dos Passos; Imaruí, com o Santuário Diocesano da Bem Aventurada Albertina; Joaçaba, com a Romaria Penitencial Frei Bruno; Angelina, com o Santuário Nossa Sra. de Angelina; Campos Novos, com a Romaria de Nossa Sra. Aparecida, entre outros locais e manifestações religiosas.

Neste domingo, 10 de julho, ocorre em Nova Trento a festa litúrgica de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, já que no dia 9 de julho de 1942, foi o dia de sua morte. A festa ocorre todos os anos no 2º domingo de julho. Às 9h haverá inauguração da Casa das Graças, e às 10h, celebração solene. A diretora do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha, afirma que são esperadas mais de 10 mil pessoas.

Estiveram presentes na reunião: Irmã Maria Adelina da Cunha, diretora do Santuário Santa Paulina; Nilo Wirth, da prefeitura de São João do Oeste; Fabio de Almeida, da prefeitura de Bom Retiro; Jaime Teles, da prefeitura de Joaçaba; Alcione Weiss, da Associação Amigos de Frei Bruno; Iame Faial, da Secretaria de Indústria e Comércio de Tijucas; Valter José da Luz, da Instância de Governança da Grande Florianópolis; Armando Gonzaga, da Acif; Orivan Jarbas Orsi, da prefeitura de Nova Trento; Eluísio Voltolini, da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento; Roque Lino Braun, do Sindicato de Guias de Turismo; Cláudio Trierweiller e Luiz dos Santos, da Secretaria de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz; Vilmar Walendowsky, da Secretaria de Turismo de Brusque; Pe. Alvino Milani, do Santuário Nossa Sra. de Azambuja, de Brusque; Aline Pauli, da Casa da Cultura de São Pedro de Alcântara.

Texto: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte

Fotos: Saul Oliveira