Mais de 150 pessoas participarão da Primeira Peregrinação Nova Trento neste sábado

Inspirados pelo projeto “Rota das Graças”, elaborado pelo Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizarão da 1ª Peregrinação Nova Trento – Planeta Terra, cuide e preserve a natureza, que ocorre neste sábado, 25 de junho. A proposta é percorrer um trajeto de aproximadamente 28 quilômetros, que inicia no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, às 6 horas, e culmina no Santuário Santa Paulina, às 18 horas.

Toda a organização da Peregrinação Nova Trento já está preparada com uma grande equipe de voluntários, que auxiliarão os peregrinos durante o trajeto e nos locais de parada para o café e o almoço. Na primeira parada, que ocorre na Capela Santa Ágata, voluntários liderados por Cinelândia Venier Cipriani receberão os peregrinos para o café. Já o almoço, que ocorre na Sociedade Recreativa Primavera, logo após visita ao Oratório do Calvário, também será coordenado por Cinelândia em parceria com Paulo Corrêa, Rosilda Dalri e demais voluntários. Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entre peregrinos e equipe de coordenação, mais de 150 pessoas participarão da 1ª Peregrinação Nova Trento.

Além de todo o apoio com água e frutas durante o trajeto, os participantes contarão com equipe de enfermeiros, médicos e bombeiros. Em caso de chuva, não haverá cancelamento. “Independente do tempo, a peregrinação acontece. A sugestão é que os peregrinos se previnem com capa de chuva. Também é interessante levar algum cajado, que servirá de apoio na caminhada”, assinala o Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini. Todos os participantes receberão kits contendo camiseta e boné no ato do credenciamento, que ocorre na sexta-feira, 24 de junho, no horário das 17h às 18h, no Coreto Nicolau Bado, centro de Nova Trento. Todos os peregrinos também receberão crachá, garantindo mais atenção diante de qualquer imprevisto.

Para que todos os peregrinos cheguem ao local de saída com segurança, a Prefeitura Municipal de Nova Trento disponibilizou diversos ônibus, que estarão à disposição de todos os participantes na subida do Morro da Cruz, a partir das 4h30min de sábado. “Além de peregrinar e meditar, estaremos resgatando a cultura do município, conhecendo a parte histórica dos oratórios e capelas que fazem parte do trajeto. Será um momento histórico para Nova Trento”, registra Voltolini.

Roteiro a ser percorrido

Saída às 6 horas da manhã, do Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro; descida do Morro da Cruz e parada na Capela Santa Ágata, para o café da manhã; peregrinação prossegue para a Capela Cristo Rei, no Ribeirão da Velha, seguindo até o Oratório do Calvário e Sociedade Recreativa Primavera, onde ocorre o almoço. Posteriormente, os peregrinos seguem até o bairro Salto, passando pelo Oratório São Roque e caminham até a Igreja Matriz São Virgílio. Na etapa final, os participantes passarão pelo Oratório São José, bairro Cascata, e seguem até o Santuário Santa Paulina, com chegada prevista para as 18 horas.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento