Nova pesquisa vai definir o perfil do turista que visita Nova Trento

Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem realizado parcerias e projetos com a Santa Catarina Turismo S/A (Santur). Uma pesquisa sobre o perfil do turista que chega a Nova Trento foi sugerida pela ex-secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio, porém esta não pode ser realizada em 2010. Neste ano, assumindo os trabalhos da pasta, o novo Secretário de Cultura e Turismo retomou os contatos com a Santur sobre este assunto. A resposta veio recentemente com a correspondência do Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico, Paulo Teixeira da Rosa, que já agendou a realização da pesquisa de campo em Nova Trento: será entre os dias 1º e 8 de junho.

A pesquisa turística vai definir o perfil do turista que visita Nova Trento. Para tanto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento contará com o auxílio dos estudantes do Curso de Turismo da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, que foram gentilmente convidados a participar deste momento. A Santur comprometeu-se com o treinamento dos pesquisadores, a instalação do software da pesquisa, e o reconhecimento dos locais onde serão realizadas as pesquisas de campo.

Nestes sete dias de pesquisa, está planejado um questionário com grande variedade de perguntas, como se o turista é peregrino ou não, de onde vem, como chegou, motivo da viagem, como conheceu Nova Trento, além de uma série de perguntas sobre a pessoa entrevistada, como sua faixa etária, profissão, renda, escolaridade, tempo de permanência, hospedagem (se utilizou), quantas pessoas trouxe junto, se pretende voltar, se vai visitar cidade vizinha e se adquiriu produtos de Nova Trento, além de outras perguntas.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini esse será o momento para verificar realmente qual o perfil do turista que vem a Nova Trento. A partir das informações captadas, o poder público e a iniciativa privada podem dar respostas em diversas áreas, como infraestrutura, atendimento no comércio, conforto em hotéis e pousadas, por exemplo. “Agradecemos, antecipadamente, esta parceria com a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, além do professor Rodrigo Bonecher que está se colocando à disposição”, destaca Voltolini.


Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Foto: Divulgação