Nova Trento sedia novamente o Campeonato Catarinense de Downhill

Centenas de pilotos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já confirmaram presença no Campeonato Catarinense de Downhill, que será realizado em Nova Trento, nos dias 21 e 22 de maio. As provas ocorrem no Morro da Cruz, numa pista com extensão de 1.700 metros, que culmina no bairro Morro da Onça. É esperada a presença de pelo menos 250 competidores, entre eles neotrentinos e atletas de outros Estados, considerados os melhores desta categoria.

Em 2010, Nova Trento sediou duas etapas, uma no mês de maio e outra em novembro, contando com a presença de atletas de outros países da América Latina, como o Chile. O campeão catarinense juvenil (entre 13 e 17 anos), vice-campeão em 2008 e atual piloto da categoria Junior, Hendrick Gandin Constante é quem organiza a etapa em Nova Trento, com o apoio de sua família. A realização fica por conta da Federação Catarinense de Mountain Bike (FCMTB).

Neste ano, a etapa do mês de maio conta com patrocínios de diversas empresas neotrentinas, entre elas Orsi Academia, Metais Aclo, Molduras Ruberti, além da Prefeitura Municipal de Nova Trento. Ainda assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, auxiliará no evento com uma equipe de enfermagem, disponibilizada no local da prova, e a Secretaria Municipal de Transportes e Obras atuará nos reparos da pista. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL) apoiam a prova e auxiliarão na divulgação, juntamente com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Segundo Hendrick Gandin Constante, a pista de Nova Trento é bastante elogiada por todos os participantes. “Todos os anos, os próprios pilotos solicitam a realização deste evento em Nova Trento, pois a pista é considerada a de maior nível técnico do Estado, e até do país. Os obstáculos são naturais, com raízes e pedras, o que é ainda mais admirável”, explica o piloto neotrentino, que acredita no esporte também como forma de alavancar ainda mais o turismo. No dias da etapa, não só os pilotos vem a Nova Trento, mas também técnicos, familiares, patrocinadores, fabricantes de bicicleta e apreciadores do esporte, que lotam as pousadas, hotéis e restaurantes de Nova Trento e região. “Quero agradecer, desde já os patrocinadores e, em especial, a Prefeitura Municipal, por apoiar novamente este evento na cidade, que proporciona grande repercussão em todo Estado”, assinala Hendrick.

Sobre o Downhill

Downhill é uma modalidade de Mountain Bike que consiste em descer, o mais rápido possível, um dado percurso, principalmente montanhas. A modalidade de mountain bike, nasceu na Califórnia, na segunda metade da década de 1970. Em Portugal, a modalidade teve origem em Porto de Mós (Leiria), e desde então tem se expandido por todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Divulgação/Hendrick Gandin Constante