Dia D de vacinação contra a gripe ocorreu no último sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida como Gripe, tem atraído idosos, gestantes e crianças de até 2 anos aos postos de saúde do município. No último sábado, 30 de abril foi o Dia D da campanha. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário atendeu, até sábado, 741 adultos e crianças. A meta é atingir pelo menos 1.596 pessoas em todo município. A Campanha de Vacinação segue até o dia 13 de maio, e os postos do Centro, Trinta Réis e Claraíba possuem vacinas à disposição para o público alvo da campanha.

O slogan deste ano é “VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISA DE MAIS PROTEÇÃO. UM DIREITO SEU ASSEGURADO PELO SUS”. Além das unidades sanitárias do Centro, Trinta Réis e Claraíba que possuem as vacinas à disposição, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário está encaminhando profissionais habilitados às localidades do interior neotrentino.

Sobre a Influenza

Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cujas principais complicações são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença tem início com febre alta, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso a certeza de seu diagnóstico só se obtém mediante exame laboratorial específico. (Fonte: Ministério da Saúde).

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento