Dia Mundial da Água é comemorado com diversas ações nas comunidades neotrentinas

Uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Nova Trento, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento e Região (Apremant), juntamente com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas estão possibilitando realizar diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado na próxima terça-feira, 22 de março. Destaque para as palestras de conscientização nas escolas do município e a realização de um mutirão de limpeza no Rio do Braço, que ocorrerá neste sábado, 19 de março.

As palestras de conscientização nas escolas do município estão sendo proferidas pela extensionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani, desde segunda-feira, 14 de março, para os alunos da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola e escolas municipais dos bairros Pitanga e Baixo Salto. O engenheiro agrônomo, Victor Alisson Gomes, que atua na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento também está realizando palestras nos Distritos de Aguti e Claraíba. Nestas oportunidades, os alunos tomam conhecimento da real situação da água no planeta e quais as ações que devem ser desenvolvidas para preservar o meio ambiente.

Além disso, neste sábado, 19 de março, a partir das 7h30min, um grande grupo de voluntários, coordenado pela Apremant, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, percorrerá o Rio do Braço e outros córregos para retirar a maior quantidade possível de lixo e entulhos das margens e das águas. Vale destacar que há quatro anos esta atividade é realizada no município. Em todas as oportunidades, grande quantidade de plástico, pneus e outros materiais foram retirados dos rios, ocorrendo também a soltura de alevinos (filhotes de peixes) de espécies nativas. “Esta é uma oportunidade para que as pessoas interessadas conheçam a situação de conservação (ou degradação) dos seus rios. Todos os resíduos retirados são expostos em praça pública”, informa o engenheiro agrônomo, João Luiz Simão Filho, coordenador do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Para que as crianças e jovens exponham suas opiniões sobre a água como recurso indispensável à vida, as escolas do município incentivaram a produção de redações. Estas participarão do 1º Concurso de Redação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Ainda assim, os estudantes participam de trabalhos paralelos nas disciplinas específicas durante todo o mês de março, além de gincanas internas em cada unidade escolar.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento