Vigilância Epidemiológica entrega kits com camisinhas no Dia Mundial de Luta contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, por meio da Vigilância Epidemiológica promoveu diversas ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids, nesta quarta-feira, 1º de dezembro. As principais empresas neotrentinas e a Prefeitura Municipal receberam kits contendo camisinhas, sendo conscientizada a importância da prevenção tanto do vírus HIV, como das doenças sexualmente transmissíveis.

A Enfermeira do setor, Fernanda Wisintainer destaca que nesta quarta-feira também foram feitas coletas de sangue em profissionais da saúde do município, no qual será feito testes para detectar o vírus HIV. Vale destacar que este teste pode e deve ser feito por qualquer pessoa, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, durante o Dia Mundial de Luta contra a Aids, os profissionais dos postos de saúde do município utilizaram em seu uniforme o laço vermelho, símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids.

Sobre a data

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Foi a Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi “A Aids e a Mulher”. Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.

Fonte: Redação Terra

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento