Primeira etapa do Projeto Nova Trento Digital é concretizada com a efetivação do Sistema Municipal de Saúde
A administração municipal de Nova Trento deu o primeiro e importante passo na efetivação do Projeto Nova Trento Digital. Neste mês de setembro, o Departamento de Tecnologia da Informação colocou em funcionamento o o subprojeto Sistema Municipal de Saúde (Simus), que interligará todos as unidades sanitárias do município, com a concentração de informações num mesmo banco de dados. Isso possibilitará agendamento de consultas nas unidades de saúde mais próximas dos cidadãos. O Simus é um sistema de informação desenvolvido na Prefeitura Municipal de Nova Trento, e que já está ganhando repercussão em outras cidades e Estados do país.
Segundo o responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal, Emerson Casas Salvador, o Sistema Municipal de Saúde será uma grande ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, pois através dele poderá ter informações precisas dos atendimentos prestados. “Por exemplo, saber se há uma demanda muito grande de atendimento com médico pediatra, ou dermatologista no Aguti, ou Trinta Réis”, explica Salvador.
Vale destacar que o Sistema Municipal de Saúde está funcionando, em partes, pelo menos por enquanto. O Departamento de Tecnologia da Informação já concluiu algumas etapas importantes, como a infraestrutura de rede, com a implantação de um novo Data Center na Secretaria de Saúde, e o cabeamento estruturado na Unidade Central coordenado pelo técnico Rodrigo Rezzini. Também foi concluída a instalação de Backbone de Fibra-Óptica, interligando a Secretaria de Saúde e o Centro Administrativo da Prefeitura, a interligação dos postos de saúde com a rede privada Nova Trento Digital, a instalação e configuração do servidor de banco de bacos, o desenvolvimento do Simus, a implantação do Sistema na Unidade Central, com diversos testes e correções, bem como treinamentos para a toda a equipe de Saúde. Nesta parte de implantação do sistema, a equipe do Departamento de TI conta com o apoio do enfermeiro, Abiran Dalri Merizio.
Uma das partes mais importantes da instalação do Simus foi a digitalização de todas as informações das famílias neotrentinas. Os dados foram coletados pelas agentes de saúde do município, e repassados para o Departamento de Tecnologia da Informação. Como ainda faltaram algumas informações, o responsável pelo setor de tecnologia optou por utilizar, de forma complementar, os dados do cartão SUS (CADSUS). Com esse banco de dados, o Sistema poderá fornecer um perfil de cada família, tendo o conhecimento de quantas consultas foram marcadas e efetivadas.
Próxima etapa é estar interligado ao Hospital, à Farmácia e aos postos de saúde do interior
Além de possibilitar ao cidadão a marcação de consultas na unidade de saúde mais próxima de sua casa, o Departamento de Tecnologia da Informação prevê a interligação com o Hospital Imaculada Conceição através do Sistema Municipal de Saúde.
Outra etapa que está em andamento é a interligação com o Sistema da Farmácia, denominado Horus, que possibilitará o registro de todas as saídas de medicamentos das unidades de saúde, sendo coordenado pelo farmacêutico, Maxiliano de Oliveira. Além disso, o Departamento de TI está na etapa de instalação de uma antena no Distrito de Aguti. Com a concretização desta fase, o interior do município poderá ser interligado ao centro com a rede privada Nova Trento Digital. Isso possibilitará levar Internet e telefonia VoIP (ligações telefônicas através da Internet) ao posto de saúde do Distrito de Aguti, bem como a todas as escolas do interior.
Ainda assim, o Departamento de TI prevê a disponibilização do Simus no Portal do Software Público. “Com isso, outros municípios do país poderão utilizá-lo e, quem sabe, agregar outros benefícios, com a integração de novas soluções. Isso só trará benefícios para nós, neotrentinos. O subprojeto SIMUS é, sem dúvida, um dos mais importantes passos do Nova Trento Digital. Desenvolvido 100% em software livre, o sistema pode ser modificado e adaptado a futuras demandas da Administração Municipal.”, destaca Emerson Casas Salvador.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento