Secretaria de Cultura e Turismo faz entrega de mantimentos ao Instituto Terapêutico Desafio Jovem

Durante aproximadamente dois meses, as candidatas aos títulos de rainha e princesas da XVIII Incanto Trentino realizaram uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene, sendo incentivadas pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O objetivo foi propor um gesto de solidariedade à comunidade neotrentina e aos visitantes, somado à valorização da cultura trentino-italiana. No total, foram arrecadados mais de 500 itens, entre alimentos não perecíveis e materiais de higiene, somando mais de 700 quilos de alimentos. Todas as doações foram entregues, na tarde desta terça-feira, 17 de agosto, ao Instituto Terapêutico Desafio Jovem, que auxiliou a Secretaria de Cultura e Turismo em toda a infraestrutura e limpeza da XVIII Incanto Trentino.

A Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio agradeceu todo o empenho das candidatas aos títulos de rainha e princesas, a voluntária Patrícia Gessele, que auxiliou em toda a logística da campanha, e a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, que também incentivou a doação. No momento da entrega dos mantimentos, o diretor do Instituto Terapêutico Desafio Jovem, Daniel Nissola da Silveira fez um agradecimento especial à Prefeitura Municipal de Nova Trento. “Agradecemos à Prefeitura, à Secretaria de Cultura e Turismo e a todas as candidatas que se empenharam nesta causa. Tenho certeza que Deus sempre iluminará a vida de todos vocês”, disse, emocionado. O Secretário de Administração e Finanças, Moisés Cipriani, no ato representando o Prefeito Municipal em exercício, Pedro Piva Neto, disse estar honrado em contribuir com este projeto, que hoje é desenvolvido no município de Nova Trento. O Instituto Terapêutico Desafio Jovem acolhe dependentes de álcool e drogas, tendo sua sede instalada no bairro Mato Queimado, em um sítio construído pelos próprios internos.

Capacitação da Epagri

Durante a entrega dos mantimentos ao Instituto Terapêutico Desafio Jovem, a extensionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani realizava capacitação aos diretores e aos internos do projeto. Como no sítio são colhidas muitas frutas, como bananas, laranjas e bergamotas, houve um incentivo para reaproveitar esses alimentos, produzindo geleias e compotas. O objetivo é gerar renda para o Instituto, com a venda desses produtos.