Coro italiano fará apresentação exclusiva em Nova Trento no próximo dia 31 de agosto

Através de contato mantido entre a Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio e a neotrentina radicada em Joinville, Zenaide Tomasi Pires, que atua no Circolo Italiano di Joinville, foi possível gerenciar a vinda do Coro Monti Pallidi, da cidade de Bolzano, Trentino Alto Ádige, Itália, para Nova Trento. Esta é a terceira vez que o Coro Monti Pallidi vem para o Brasil, sendo a primeira vez para Santa Catarina. Cumprindo agenda de apresentações, o Coro passará pelo Estado do Espírito Santo, na capital Vitória, seguindo rumo a Santa Catarina, no qual faz apresentações nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e Nova Trento. A apresentação em Nova Trento está agendada para o dia 31 de agosto, uma terça-feira, às 19 horas, na Igreja Matriz São Virgílio, em que o Coro fará participação especial na tradicional missa.

Vale pontuar que as despesas de hospedagem, alimentação e translado do Coro Monti Pallidi em Joinville está a cargo do Circolo Italiano di Joinville. Já em Nova Trento, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo vai oferecer toda estrutura de recepção e café ao grupo italiano. A vinda do Coro Monti Pallidi para o Brasil foi possível através de contatos estabelecidos, durante dois anos, por Zenaide Tomasi Pires, Moacir Bogo, bastante conhecido pela comunidade neotrentina, e pelo presidente do Circolo Italiano di Joinville, Eloi Tonet. “Inclusive, um dos integrantes do Coro, Mário Zanotti é parente nosso, da família Tomasi”, conta Zenaide, que passou esses anos apostando na vinda do Coro Monti Pallidi.

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo está planejando os últimos detalhes da recepção ao grupo. Em breve, será divulgada a programação completa, que possivelmente contará com a presença da rainha e das princesas da XVIII Incanto Trentino 2010, entre outras atrações.

Conheça o Coro Monti Pallidi

Foi criado em novembro de 1967, por iniciativa do jovem professor, Sergio Maccagnan. O nome “Monti Pallidi” é em homenagem às montanhas do Trentino, especialmente as Dolomites. O Coro chama atenção por resgatar antigas canções populares italianas. Ao longo desses anos, o grupo foi convidado a realizar shows em muitas cidades italianas e, com o tempo, recebeu convite para apresentar-se em diversos países da Europa, como Alemanha, França, Suíça, Lituânia, Letônia, Polônia, entre outros. Atualmente o Coro Monti Pallidi é coordenado pelo filho de Sérgio Maccagnan, Paulo, que assumiu a função a partir de 2005. O Coro é formado por primeiros tenores, segundos tenores, barítonos, holandas – todas vozes masculinas, tendo lançado 6 discos/CD's ao longo de toda a carreira.

Texto: Elis Facchini

Fotos: www.coromontipallidi.it