Proprietários de bares e restaurantes participaram de curso gratuito sobre Manipulação de Alimentos

Proprietários de bares, lanchonetes, restaurantes e pousadas de Nova Trento foram convidados pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário e Vigilância Sanitária para participar de um curso gratuito de Manipulação de Alimentos. Aproximadamente 30 pessoas foram inscritas para a primeira turma. Nesta segunda-feira, 12 de julho, na Casa da Cidadania, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ministrou o curso de 8 horas, no período das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O curso foi uma sugestão do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, que está atento nas questões do turismo neotrentino. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento oferecido aos nossos turistas. Caso houver mais interessados nesse curso de Manipulação de Alimentos, faremos novas turmas”, informa Orsi. No mês de maio, a Prefeitura Municipal convidou a Vigilância Sanitária do Estado para ministrar uma palestra sobre “Boa Práticas para Serviços de Alimentação”, contando com grande número de participantes.

Informações gerais sobre o Curso Manipuladores de Alimentos

Carga horária: 8 horas, ministrado no dia 12 de julho, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Conteúdo Pragmático:

O papel dos alimentos na saúde; A importância do manipulador de alimentos

Noções sobre microbiologia dos alimentos

Noções sobre perigos em alimentos

O manipular de alimentos: higiene pessoal, uniforme e EPI, hábitos e comportamentos, visitantes

Higiene de equipamentos e do estabelecimento: limpeza, pré-lavagem, lavagem, enxágue, sanificação.

Critérios de segurança nas etapas de produção: recepção de matéria-prima, higiene dos alimentos, armazenamento de alimentos e produtos de limpeza, cuidados durante a produção, descongelamento de produtos, aquecimento de produtos, dessalgue.

Noções sobre boas práticas.

Público alvo: Manipuladores de alimentos dos estabelecimentos comercias dos serviço de alimentação – bares, lanchonetes, restaurantes, pousadas, entre outros.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento