Estudantes de Geografia da UFSC realizam trabalho de campo em Nova Trento

Cerca de 20 estudantes de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acompanhados pelo professor Nazareno José de Campos e pelo monitor da disciplina de Geografia de Santa Catarina, Rodrigo Born Jaeger percorreram diversos bairros do município de Nova Trento para colher informações sobre a Indústria, o Turismo, a Agricultura e os movimentos populacionais nesta quarta-feira, 16 de junho. O estudo de campo faz parte do conteúdo pragmático da disciplina de Geografia de Santa Catarina. Os estudantes contaram com o apoio dos Secretários Municipais da Prefeitura de Nova Trento.

Segundo o professor da disciplina, a escolha por Nova Trento foi totalmente proposital. “É um lugar que vem se transformando muito rapidamente em função de Santa Paulina. E, quero que os alunos reúnam informações para justificar esta transformação”, informa Nazareno José de Campos. Ao chegarem na cidade, a primeira parada foi no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro – Morro da Cruz, em que puderam observar uma paisagem panorâmica do Vale do Rio Tijucas. Em seguida, divididos em grupos, os estudantes percorreram os bairros Vígolo, Centro e Trinta Réis, e conversaram com os Secretários Municipais na Prefeitura Municipal, técnicos da Epagri e demais pessoas da comunidade.

Entre os principais conteúdos averiguados estão as atividades do meio rural, a relação do comércio, da indústria e do turismo, os aspectos urbanos, como o Plano Diretor e a direção do crescimento, os movimentos populacionais do interior para a cidade e, em Vígolo, especialmente, a relação da religião com o turismo, o significado econômico do Turismo Religioso para Nova Trento e região, e as atividades da sede interligadas ao bairro Vígolo.