Professores de Educação Infantil de Nova Trento participam de curso de formação continuada sobre “A Arte de Contar Histórias”

Professores e atendentes de creches e da pré-escola de Nova Trento participaram de um curso de formação continuada sobre “A Arte de Contar Histórias” durante toda a tarde desta terça-feira, 11 de maio, no auditório da Casa da Cidadania, promovido pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. O projeto foi ministrado pela psicóloga Sônia Maria de Souza, a fonoaudióloga Mirelle Karen Cim e a professora graduada em Artes Cênicas, Alíria Maria Marchi. O evento contou com a colaboração teatral das professoras, Nádia Bittencourt e Naide Feller, e da profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento, Andreza Cadorin.

Para dar introdução ao desenvolvimento do Projeto, a equipe da Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento realizou um pequeno teatro sobre a história de “Chapeuzinho Vermelho”, desta vez numa nova versão. Isso possibilitou mostrar às professoras e atendentes que toda história pode ser ilustrada de diversas maneiras, estimulando a criatividade das crianças. “É desta forma que a criança projeta histórias, recria cenários e mostra os seus valores”, contextualiza a psicóloga Sônia Maria de Souza, após a apresentação da peça.

A psicóloga também evidenciou diversas maneiras de contar as histórias, as características de um bom contador e o que isso pode proporcionar ao público participante. A professora graduada em Artes Cênicas, Alíria Marchi, mostrou quais os atrativos e técnicas que podem ser utilizadas para ilustrar as histórias, como os fantoches, o teatro de vara, o teatro de máscaras, o teatro gestual, desenhos, dobraduras. Em seguida, a fonoaudióloga, Mirelle Karen Cim explicou técnicas de expressão corporal e vocal que podem ser desenvolvidas, como o relaxamento e o aquecimento vocal, e quais os cuidados que todos devem ter com a voz.