Prefeito Municipal acompanha inauguração da Escola do Legislativo e posse dos vereadores mirins de NT

A quadra coberta da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola ficou tomada de estudantes e autoridades locais e estaduais na manhã desta terça-feira, 4 de maio. Todos acompanharam a inauguração da Escola do Legislativo de Nova Trento, presidida pelo assessor da Câmara de Vereadores, Moacir Facchini, além da posse dos vereadores mirins, eleitos na última semana entre todas as escolas municipais e a estadual de Nova Trento. O evento contou com a presença dos deputados estaduais Lício Mauro da Silveira (PP) e Dagomar Carneiro (PDT), prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, prefeitos do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, Secretários Municipais, vereadores e presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento e região, além de demais autoridades regionais.

O presidente da Escola do Legislativo de Nova Trento destacou os principais objetivos da atuação da Escola, como o desenvolvimento de processos educacionais, por intermédio de formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo. “Quero deixar claro que esta ação não tem vínculos partidários. Precisamos valorizar dois pontos: primeiro o resgate da fé, para que todos acreditem mais em programas educacionais como este para nossas crianças e jovens, e segundo a esperança, de que ainda temos oportunidades para melhorarmos nosso país, nosso estado e nosso município”, disse Moacir Facchini.

Para inaugurar oficialmente a Escola do Legislativo de Nova Trento, o presidente Estadual, Joares Ponticelli enviou uma representante, a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Vieira Pedrozo. “Estamos muito felizes com a instalação da Escola do Legislativo em Nova Trento. Toda a comunidade se aproxima mais do parlamento e ajuda a fortalecê-lo”, assinala Carla. Os deputados estaduais, Lício Mauro da Silveira e Dagomar Carneiro parabenizaram a iniciativa do município neotrentino e a posse dos vereadores mirins. “Vejo aqui uma manifestação explícita dos valores sociais e políticos desta cidade”, registra Lício Mauro da Silveira.

Posse dos Vereadores Mirins

Após os discursos das autoridades presentes no evento, os vereadores mirins fizeram o juramento e tomaram posse. São eles: Anderson Venício Peixe (Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Claraíba), Daniela Sassi Pegoraro (Escola de Ensino Fundamental do Aguti), Darlan Piffer da Cunha e Natália Maria Voltolini (Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, Trinta Réis), Laira Luiza Dalri e Thiago Luiz Sgrott (Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, ensino fundamental) e Marco Antonio Cadorin, Hendriche Gandin Constante e Regiele Battisti Mazzola (Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, ensino médio).

O vereador mirim, Thiago Luiz Sgrott discursou em nome de todos os seus companheiros e relatou a ansiedade em iniciar logo os trabalhos, com o apoio da Escola do Legislativo e da assessoria da Câmara de Vereadores de Nova Trento. “Nós esperamos trabalhar com ética ao desempenhar nossas funções, representando muito bem a nossa querida Nova Trento”, disse Sgrott. A primeira reunião do legislativo mirim está marcada para o dia 19 de maio, às 20 horas, na Câmara de Vereadores de Nova Trento, no qual será definida a mesa diretora.

Posteriormente, o Prefeito Municipal de Nova Trento também parabenizou a posse dos primeiros vereadores mirins de Nova Trento e fez questão de deixar uma mensagem de conscientização política. “Antes de serem eleitos, vocês participaram de uma disputa, em busca do voto de seus eleitores. Mas, agora, após esta disputa, é necessário esquecer do pleito e pensar no coletivo, na sociedade. Em nome da Prefeitura e de todos os funcionários, vamos fazer o possível para tornar realidade diversas ações que vocês nos solicitarem”.

A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, que fez a indicação para o projeto da Escola do Legislativo tornar-se realidade, agradeceu o apoio de todos que desenvolveram o projeto em parceria. “E, desejo a vocês, vereadores mirins, todo o sucesso. Agora inicia o trabalho de verdade, com a apresentação de projetos em favor da comunidade”, afirmou Rosi Battisti Tamanini.