Maestro será contratado para dar início às aulas aos integrantes da fanfarra em Nova Trento

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Educação e Esportes tem concretizado, desde o ano passado, diversas ações para reativar a Fanfarra Municipal em Nova Trento. Por meio de subvenções dos Deputados Estaduais Jean Kuhlmann (DEM) e Rogério Mendonça, o Peninha (PMDB), no valor total de R$ 20 mil, foi possível a aquisição de 98 instrumentos musicais que comporão a fanfarra. Nesta terça-feira, 20 de abril, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e a Secretária de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli reuniram-se com o maestro Reginaldo Bento Jovino. O maestro que será contratado em Nova Trento para dar início às aulas aos integrantes da fanfarra neotrentina, é professor de fanfarras no município de Governador Celso Ramos.

“Temos veteranos, crianças e adolescentes interessados em participar. A nossa intenção é que eles se apresentem no desfile de 7 de setembro”, afirma o Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, durante reunião com o futuro maestro da fanfarra neotrentina. Reginaldo Bento Jovino informou que há grande possibilidade da apresentação ocorrer com sucesso, se os ensaios iniciarem já no mês de maio. “Sugiro a participação de crianças com idade mínima de 9 anos. Não há pré requisito. Qualquer pessoa pode participar”, disse Jovino. Em Governador Celso Ramos, o maestro atua com uma fanfarra com 88 integrantes. Em Nova Trento, a intenção é desmembrar a fanfarra em duas, sendo uma para veteranos, com 50 instrumentos, e outra para crianças e adolescentes, com os demais instrumentos. “Com no mínimo 30 integrantes já é possível constituir a fanfarra. Depois disso são necessários mais 16 pessoas para as coreografias”, explica o maestro.

Neste primeiro momento, a Secretária Municipal de Educação e Esportes destaca que será encaminhado um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, para criar oficialmente a fanfarra municipal. “Os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes pelo telefone (48) 3267-3220, ou falar com Leila Voltolini, na Secretaria, apresentando documento de identidade e CPF”, informa a Secretária, Rosita Sônia Valle Tridapalli.