Unidade móvel médica odontológica será transformada em veículo para transporte de pacientes com câncer
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário está autorizada a transformar a unidade móvel médica odontológica (odontomóvel) em veículo para transporte de pacientes com câncer, conforme ofício encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde. As mudanças foram acatadas pelo ex-secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem, após solicitação e justificativas apresentadas pelo Secretário Municipal de Saúde, Godofredo Luiz Tonini, em agosto de 2009. Os equipamentos odontológicos, conforme recomendação do Estado, foram instalados na unidade sanitária do bairro Lageado, atendendo todos os pacientes que moram próximos à unidade. A Prefeitura Municipal aguarda o processo de licitação para iniciar as mudanças do odontomóvel.
Segundo o Secretário de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Godofredo Luiz Tonini o transporte até Florianópolis é uma necessidade dos pacientes com câncer, que precisam de atendimento no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), e de outros pacientes que realizam exames de alta e média complexidade na capital. Além dessas necessidades, o Secretário justificou porque solicitou as mudanças de unidade móvel para veículo de transportes. “Muitos pacientes alegavam serem vítimas de deboche, quando da extração de dentes, ou mesmo quando eram obrigados a tirar a dentadura na presença de outros usuários que aguardavam atendimento, não havendo nenhuma privacidade”, disse Godofredo Luiz Tonini.
Entre outras justificativas no ofício encaminhado ao Estado estavam o espaço limitado no odontomóvel para realizar os atendimentos; a dificuldade dos pacientes que sofriam com claustrofobia e negavam-se a ser atendidos; os equipamentos instalados no automóvel que, por serem frágeis, quebravam devido às estradas de chão batido do interior, gerando gastos para o poder público. “E, a maioria dos usuários consultados preferem e desejam ser atendidos com privacidade nos consultórios médicos e odontológicos, fixos nas unidades sanitárias do município. Além disso, a pouca procura dessa unidade móvel tornou o equipamento ocioso”, alega o Secretário de Saúde.