Coral da UFSC encanta o público em Nova Trento

Com músicas populares brasileiras, especialmente Caetano Veloso, Ivan Lins e Noel Rosa, o Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regido pela maestrina Miriam Moritz, encantou o público neotrentino e os visitantes na noite de sábado, 27 de março, na Igreja Matriz São Virgílio. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Descontraídos, os participantes do Coral arrancaram sorrisos e muitos aplausos do público que prestigiou o evento. Há muitos anos Nova Trento não tinha uma programação cultural nos dias que antecedem a Páscoa. Além do Coral da UFSC, as famílias aproveitaram a oportunidade para conhecer a decoração alusiva à data na Praça del Comune.

Um pouco mais sobre o Coral da UFSC

O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina foi fundado em 1963 e tem participado, desde então, de diversos projetos artístico-culturais e de eventos promovidos pela comunidade universitária, apresentando um variado repertório de músicas brasileiras e internacionais. Ao longo desse tempo, já passaram pelo Coral mais de 2.300 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles integrantes de outros corais, que vem buscar na Universidade a experiência de fazer coral. Atualmente é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, bem como pessoas da comunidade externa.

Até o ano de 1996, praticamente desde a sua criação, o coral teve como regente o compositor e maestro catarinense José Acácio Santana. Nesse período gravou sete discos LPs e dois CDs; encenou uma ópera e diversos oratórios; gravou especiais para TV; apresentou-se em inúmeras cidades brasileiras e cidades de vários países durante a sua “tournèe” pela Europa. De 1997 ao inicio de 2004, sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, o Coral da UFSC ampliou o seu repertório e aperfeiçoou a sua técnica através de aulas intensivas de técnica vocal e de teoria musical. Nesse período, apresentou-se em diversos concertos e encontros de corais na universidade, na grande Florianópolis e em outras cidades catarinenses e do Sul e Sudeste do Brasil.

Desde maio de 2004, conta com a maestrina Miriam Moritz, que regeu vários concertos em congressos, recital e encontros de corais no Campus, e que está coordenando novos projetos para a comunidade, como música para portadores de Parkinson. O Coral da UFSC mantém uma coleção com várias centenas de partituras à disposição da comunidade para consultas. Essa coleção possui composições musicais para coro a duas, três, quatro e mais vozes.

Informações: Departamento Artístico Cultural da UFSC

Programação da Semana Santa em Nova Trento

Além da programação especial promovida pela administração municipal, Nova Trento tem, todos os anos, eventos realizados pela Paróquia São Virgílio em parceria com o Conselho Administrativo do Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e com o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC).

Com o primeiro Conselho, é realizada toda organização da tradicional Caminhada ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro (Morro da Cruz), que ocorre em todas as Quintas-feiras Santas, neste ano no dia primeiro de abril. Peregrinos de Nova Trento e região dirigem-se a pé ao Santuário, que está localizado a 525 metros de altitude, a cinco quilômetros do centro da cidade.

E, na Sexta-feira Santa, a Paróquia São Virgílio e o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) realizam a tradicional procissão. O evento tem atraído fiéis de todas as regiões do Estado, devido às encenações que emocionam o público participante. Neste ano, a procissão ocorre no dia 2 de abril.