Reunião com instituições e polícias lança Campanha contra o Alcoolismo em Nova Trento

Entidades municipais, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Adolescência, Polícia Militar, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário e o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi participaram da reunião que lançou oficialmente a Campanha contra o Alcoolismo em Nova Trento. O encontro ocorreu na tarde de segunda-feira, 22 de fevereiro, tendo como objetivo estabelecer estratégias para conscientizar e combater o alcoolismo, especialmente entre os jovens na cidade.

Todos os participantes elogiaram a iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, uma vez que o tema é polêmico e envolve grande parte da população. “Nosso objetivo, hoje, é estabelecermos estratégias de trabalho para conscientizar as pessoas. Depois da droga, o alcoolismo é um dos principais problemas da saúde pública”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Godofredo Luiz Tonini, durante abertura da reunião.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal. “Muitas pessoas não levam à sério esse problema. Mas, ele é muito maior do que a gente imagina. Se conseguirmos, com isso, salvar uma pessoa, isso já será muito bom”, destaca Orsi. O Secretário de Saúde e Desenvolvimento Comunitário informou que, em todos os finais de semana, o Hospital Imaculada Conceição recebe um número significativo de jovens sem habilitação, alcoolizados e precisando de atendimento em função de acidentes de trânsito. “No final, é a população que paga por isso”, disse Tonini.

O Conselheiro Tutelar, Juliano Martins Mazzola assinala que tem presenciado muitas situações envolvendo bebidas alcoólicas, e que é preciso tomar providências. “Vejo que não há mais controle por parte dos pais. Extirpar o problema é difícil, mas amenizar a situação é importante”, confirma Mazzola. O representante do Juizado da Infância e Adolescência, Laércio Trainotti destaca que apenas colocar placas com a proibição de venda de bebidas aos menores, não produz resultados. “Segundo o próprio Juiz da Comarca de São João Batista, se com avisos já está saturado, então é necessário reprender e punir, como por exemplo, fechar os estabelecimentos”, informa.

O Sargento Márcio Meyer, da Polícia Militar, concorda com a opinião de Trainotti e sugere que é necessário, sim, punir as pessoas que vendem e, além disso, contar com o apoio das famílias. “É preciso que todos se envolvam na Campanha”, disse Meyer. Para isso, os participantes da reunião sugeriram que o assunto seja debatido com a comunidade numa próxima reunião, que está pré-agendada para o dia 30 de março, à noite, na sede da Associação São Virgílio Pró-ancião – La Casa dei Nonni.

Objetivos para a Campanha contra o Alcoolismo

Durante esta primeira reunião, os participantes consideraram válido o convite às famílias, diretores de escolas, entidades e Igrejas da cidade para o próximo encontro da Campanha contra o Alcoolismo. Nesta oportunidade serão apresentadas, conforme sugestão do Prefeito Municipal de Nova Trento, números que mostram a real situação do Hospital Imaculada Conceição nos finais de semana, quando recebem maior quantidade de pessoas alcoolizadas e acidentadas. Está planejada também uma palestra com profissionais da saúde sobre as doenças que podem surgir com o alcoolismo.

Os participantes também elencaram objetivos que podem ser concretizados com o tempo, como protocolar a Lei, junto aos proprietários de bar, para que fiquem cientes da responsabilidade na venda de bebidas; divulgar a Campanha através de outdoor e promover eventos para conscientizar a população.