Câmara de Vereadores de Nova Trento rejeita projeto que extingue distribuição gratuita de sacolas plásticas
Rejeitado projeto 056/2009 de substituição das sacolas plásticas comuns (levam até 400 anos para se degradarem) por sacolas oxibiodegradáveis (levam apenas 18 meses para se degradarem)
Foi recebido com tristeza por mim e por muitos neotrentinos a notícia de que o projeto de Lei acima citado havia sido rejeitado.
É lamentável que justamente alguns dos representantes legais do povo usem de motivos pessoais e político-partidários para contrariar causas coletivas tão importantes quanto é defender a manutenção das vidas no planeta e em especial a nossa própria vida.
Entendo que cada cidadão é livre para expressar sua própria opinião, porém, neste caso em especial, prejudica muito a comunidade, pois é o momento em que todos os estados ou cidades estão empenhados em aprovar leis que venham de encontro a recuperação e a preservação do meio ambiente. Essa decisão só nos dá mais força para continuar lutando juntamente com entidades e povo neotrentino.
O que diz a Constituição Federal “Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” ( Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil)
É lamentável também, por se tratar de um ano de intenso trabalho de sensibilização e conscientização realizado pela Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Secretaria Municipal de Educação, além da CDL e de outras iniciativas privadas, por meio do qual muitas pessoas já estavam conscientizadas. O que se espera agora é que a rejeição da lei não seja motivo para as pessoas desmotivarem-se.
Um outro motivo pelo qual entendemos que o projeto deva continuar, independente de uma lei municipal ou não, é de que a era da plasticomania deve acabar. Não acabar apenas com o uso intenso de sacolas que levam até 400 anos para se decomporem, mas reduzir intensamente a quantidade de lixo jogado no planeta e, em especial, em nosso município, todos os dias.
Só para termos uma noção, 13 bilhões de sacos plásticos são usados a cada ano e trazem muitos prejuízos para as vidas terrestres e marinhas. São inúmeras espécies que morrem por ingestão e digestão de sacos plásticos que ficam emaranhados em seu estômago fazendo com que morram de morte lenta e dolorosa. Já foram confirmadas 177 espécies de criaturas marinhas infectadas e mortas, entre elas, tubarões, focas, golfinhos, botos e outras. Uma baleia anã foi encontrada com 800 kg de sacos plásticos dentro dela.
São Paulo tem mostrado recentemente para o Brasil e o mundo a catástrofe provocada pelo exagero de lixos plásticos espalhados e jogados nas ruas, sem considerar que os plásticos vem impermeabilizando os solos. Esses são pequenos exemplos de situações encontradas
O que nos deixa também perplexos é saber que o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou no ano passado a redução de 280 milhões de sacolas plásticas no país, resultado dos seis meses da campanha do governo “Saco é um saco”,cujo objetivo é incentivar os consumidores a carregar suas compras em sacolas feitas de material reciclável e, aqui em Nova Trento, pessoas e entidades com boas intenções e com bons projetos são ironizados na câmara por defender uma causa tão nobre e justa.
Mas, mesmo assim, eu e muitos outros profissionais e neotrentinos que defenderam, defendem e defenderão o projeto “Plantando um Futuro Limpo” agradecem aos vereadores Josemar Franzoi, Gian Voltolini, Elza Casagranda e Emerson Bastiani pelo bom senso e pelo respeito à dignidade humana e pública, colocando os assuntos de interesse coletivo acima de causas pessoais.
Como já dizia Joseph Seattle (1854), “Ensine aos seus filhos que a terra é a nossa mãe. O que quer que prejudique a terra, prejudica os filhos da terra. Quando os homens cospem a terra estão cuspindo em si mesmos. O homem não tece a teia da vida ele é apenas um de seus fios. O que quer que faça à teia está fazendo a si mesmo”
Povo neotrentino a Campanha “Plantando um Futuro Limpo”, continua firme este ano.
Contamos com vocês.
Cinelândia Maria Venier Cipriani
Extensionista Epagri – Nova Trento