Instituto de Fiscalização e Controle atua na Prefeitura de Nova Trento desde segunda-feira

Desde segunda-feira (11), dois integrantes do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) estão presentes na Prefeitura Municipal de Nova Trento acompanhando todos os atos da administração nos anos de 2008 e 2009. Um acordo de cooperação técnica foi firmado com a ONG, que atuou na Prefeitura Municipal de Brusque no ano passado, averiguando as contas públicas do exercício 2008. O objetivo principal da entidade é o combate à corrupção, através da assessoria e auditoria no controle dos gastos e dos recursos públicos.

Para analisar os atos administrativos da prefeitura neotrentina, atuam o presidente do IFC, Henrique Ziller, e outro colaborador, Sivilan Quadros Tonhá. Ambos são auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), mas realizam esse trabalho fora de suas atividades e horários de serviços, de forma voluntária. Ziller destaca que o IFC, desde sua criação, sempre trabalhou em parceria com outras ONG's, sendo que a Prefeitura de Brusque foi a primeira experiência em administração pública. “Em Brusque, conseguimos verificar que, em apenas em um ano (2008), a prefeitura gastou R$ 47 milhões, sem comprovação, o que sinaliza desvios de recursos”, explica o presidente do IFC.

Além de Nova Trento, o IFC já planeja atuação nas cidade de Águas da Prata (SP) e Guarujá (SP). Quando há a sinalização de desvios de recursos públicos ou outras irregularidades, o Instituto de Fiscalização e Controle promove o controle social dos recursos públicos, e orienta as administrações, mostrando ações que podem ser tomadas. Em Ribeirão Bonito (SP), o IFC em parceria com a entidade Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), tornou-se exemplo nacional no combate à corrupção quando levou à cassação o prefeito daquela cidade.