Decoração natalina em Nova Trento estará concluída esta semana

A abertura dos eventos natalinos, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e de seu Coro Lírico, no próximo dia 29 de novembro, marca também a inauguração das luzes de natal e de toda decoração elaborada durante este ano. Composto por material reciclado, especialmente garrafas pet, os ornamentos já estão sendo dispostos em diversos locais da cidade. As luzes darão um brilho a mais para a programação de Natal, em todos os domingos do mês de dezembro. A decoração natalina estará concluída esta semana.

O curso de decoração natalina com garrafas pet, realizado no mês de agosto, uma iniciativa das Secretarias Municipais de Bem Estar Social e Habitação e Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e a Ação Social Neotrentina, da Paróquia São Virgílio proporcionou a produção de árvores, bolas, sinos, estrelas, pinheiros, botas e cestas de garrafas pet. Os trevos da cidade, localizados nos bairros Besenello e Claraíba já receberam os ornamentos confeccionados pelos colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e demais voluntários. A etapa seguinte, que será concluída esta semana, contemplará as praças Del Comune e Getúlio Vargas.

A iluminação alusiva ao Natal servirá como complemento à decoração concretizada com material reciclado em todos os locais mencionados. Além disso, a Rua Santo Inácio receberá iluminação característica, com pinheiros, anjos e velas natalinas, e a Praça del Comune será ornamentada com um presépio especial.

Programação especial para o Natal

Além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e do Coro Lírico, no próximo dia 29 de novembro, Nova Trento se prepara com uma programação pré-natalina. Esta inicia no dia 6 de dezembro, um domingo, com a Feira de Artesanato alusiva ao Natal e a comercialização de produtos locais e regionais, encerrando o programa do dia com a apresentação de 37 crianças que integram o Projeto Flauta Doce e Canto Coral, que interpretarão oito músicas natalinas.

No dia 13 de dezembro, Nova Trento e região confere a apresentação do Grupo I Pargoleti, juntamente com a encenação da chegada dos Reis Magos, sempre após a missa das 18h30min. A programação encerra no dia 20 de dezembro, também após a missa, com o Concerto de Natal da Banda Musical Padre Sabbatini. Após o evento da centenária Banda, haverá a presença do Papai Noel.

Vale destacar que, em todos os domingos da programação, 29 de novembro, 6, 13 e 20 de dezembro, serão comercializados alimentos e bebidas pelo Circolo Trentino de Nova Trento e pela Associação Neotrentina do Turismo (Neotur). Durante todas as apresentações nos finais de semana, serão distribuídos cupons numerados. Estes cupons deverão ser guardados, pois haverá sorteio de brindes no dia 20 de dezembro, dia do encerramento da programação natalina. Toda programação torna-se realidade através da parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o Circolo Trentino, Neotur, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e equipe de voluntários.

Serviço

Programação de Natal em Nova Trento, todos os domingos, após a missa das 18h30min, na Praça del Comune, centro da cidade:

Dia 29/11 – Apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (90 integrantes), com Coro Lírico (mais de 40 vozes).

Dia 06/12 – Feira de Artesanato, com comercialização de produtos locais e regionais. Apresentação do grupo Doce Canto e Sua Flauta, do Projeto Flauta Doce e Canto Coral, coordenado pela professora Rosimar Maria Franzoi.

Dia 13/12 – Apresentação do Grupo I Pargoleti, do Circolo Trentino de Nova Trento, com encenação da chegada dos Reis Magos.

Dia 20/12 – Concerto de Natal com a Banda Musical Padre Sabbatini, na Igreja Matriz São Virgílio. Após, chegada do Papai Noel e sorteiode cestas natalinas.